Finalmente!

Viaduto Pompéia deve ser liberado em setembro, afirma prefeitura

Viaduto da Vila Pompeia, no Tatuquara. Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná

Após anos de espera, o Viaduto Pompéia deve ser entregue à população em setembro de 2019, é o que promete a prefeitura de Curitiba. A estrutura que ficou pronta em setembro de 2015,  permaneceu sem receber o tráfego de veículos ao longo dos anos, porque não havia alças de acesso pela BR-116. A responsável pela construção do viaduto foi a Autopista Planalto Sul/Arteris, concessionária responsável pela rodovia. Já o acesso pelas ruas laterais deveria ter sido construído pela prefeitura na mesma época, mas as obras foram iniciadas apenas em setembro de 2018.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

“O viaduto estava pronto, chegando num lugar sem nenhuma alça, que não possibilitava de maneira alguma seu uso. Agora estamos fazendo as ruas e as alças. É um grande projeto de engenharia que felizmente está acontecendo. Vai ser o portão do Tatuquara e as obras ficarão prontas ainda neste ano”, disse o prefeito Rafael Greca, em visita às obras na última sexta-feira (22).

+ Leia mais: Um verdadeiro teste de paciência para quem mora no Tatuquara

Ainda de acordo com o prefeito, o viaduto deve facilitar a vida dos motoristas que trafegam pela região. “Vem aí moderno acesso para o Tatuquara, Campo do Santana, Caximba, Araucária e Fazenda Rio Grande”, completou Greca.

Impasse resolvido

No local, o que impedia o avanço das obras era a existência de casas em uma ocupação localizada exatamente na Rua Francisco Xavier de Oliveira, que deveria ser alargada, no acesso ao viaduto, no bairro Tatuquara. Ali moravam 49 famílias, que precisaram ser reassentadas em outros pontos da cidade.

Com a retomada dos trabalhos de construção, segundo a administração municipal, ruas estão recebendo obras de drenagem e preparação para pavimentação. Redes de água e esgoto foram modernizadas e implantadas em outros locais. Postes e cabos de energia elétrica também serão realocados. Partindo da Rua Francisco Xavier de Oliveira, os serviços se estendem ao longo de 1.300 metros de ruas da região.

Mudanças

A Rua Francisco Xavier de Oliveira, que ficará com nove metros de largura, com duas pistas para o tráfego e mais uma para o estacionamento, irá compor o binário da Vila Pompéia. Também será asfaltada e sinalizada, terá calçadas novas, melhorias na iluminação e paisagismo.

A via será a saída do Tatuquara para a Linha Verde. A entrada será pela Rua João Batista Bettega Junior. Entre as duas ruas, outros binários acessórios funcionarão como complemento às alças do viaduto.

+ Leia mais: Preso acusado de matar namorada após levar um tapa na cara em São José dos Pinhais

Além da Francisco Xavier de Oliveira, estão sendo feitas obras em trechos das ruas José Zanoncini e Francisca Ferreira da Luz, no entorno do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, na ligação da Francisco Xavier de Oliveira com a BR-116, no sentido sul, e na alça de acesso que permitirá o retorno da Francisco Xavier de Oliveira para a Rua Francisco Warcheski, em direção ao bairro.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

 

 

Consórcio de Curitiba vai à falência e estraga sonhos Brasil afora