Rumo à universidade

Vestibular da UFPR: notas individuais da 2ª fase saem no dia de Natal

Foto: Arquivo.

O dia de Natal é uma data importante para os participantes do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A partir de 00h00 deste domingo (25), pela primeira vez na história do vestibular da UFPR, os participantes do concurso poderão acessar on-line as correções das provas da segunda fase. Caso não concordem com a avaliação feita, poderão questionar as notas dadas pelo site do Núcleo de Concursos até 23h59 de amanhã, dia 26 de dezembro.

Acesse o edital do vestibular e confira o item 8.3, que explica como será a divulgação da correção

A divulgação da correção estava prevista para o dia 19 de dezembro, mas foi adiada para o dia 25, por meio de edital. De acordo com a assessoria de imprensa da UFPR, a mudança ocorreu para dar tempo para mais uma revisão de todas as notas concedidas. O resultado final do vestibular está marcado para sair até 13 de janeiro, mas provavelmente será antecipado.

De acordo com o edital do vestibular da UFPR, os “questionamentos devem apontar claramente, no entendimento do candidato, quais os critérios estabelecidos para a correção e atribuição da nota que não foram devidamente observados pela Banca Examinadora, fundamentando sua arguição”.

A decisão por permitir ao aluno que visse antecipadamente a correção das provas deu-se, de acordo com a universidade, com o objetivo de dar mais transparência a todo o processo.

Vestibular conturbado

Além de dar vistas à avaliação das provas da segunda fase, o vestibular 2016/2017 da UFPR deste ano reduziu de 30% para 20% o número de vagas destinadas ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O vestibular da UFPR também foi marcado por alteração na data das provas da segunda fase devido às ocupações de nove prédios da instituição.

Por conta das ocupações, ano letivo da UFPR só terminará em fevereiro de 2017.