Calor?

Verão inicia em Curitiba com muita chuva e alerta de tempestade

O verão começa oficialmente nesta quinta-feira (21), às 14h28. Mas, em Curitiba, o primeiro dia da nova estação não vai ser típico. Uma área de instabilidade que se mantém sobre o estado provoca chuvas fortes durante todo o dia e segura os termômetros. Por isso, a máxima na capital não passa dos 24°C.

Veja a previsão do tempo completa!

Durante todo o dia, Curitiba terá céu encoberto, e as chances de chuva são grandes tanto para o dia quanto para a noite. Temporais não estão descartados – e o aviso vale para todo o estado, que, nesta quinta, deve enfrentar tempestades com ventos de até 80 km/h.

A previsão indica que a situação será mais severa no Litoral. Assim como o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a região fica sob risco de alagamentos.

De acordo com o Climatempo, o estado permanecerá sob alerta de chuvas fortes ao menos até o dia de Natal, 25 de dezembro. É que até lá, uma combinação de fatores meteorológicos continua forçando a concentração de muita umidade e calor sobre o estado e estimula o crescimento de nuvens muito carregadas e ocorrência de vários temporais.

Um desses fatores é os ventos que estão transportando ar quente e úmido do Norte do Brasil para a região Sul. Isso ajuda a resultar na passagem de grandes áreas de instabilidade sobre o Paraná.

Diante da previsão, meteorologistas indicam a tempo severo com alerta para eventos de chuva intensa e volumosa, acompanhada de raios e rajadas de vento e com potencial para causar alagamentos e outras ocorrências.

No período de cinco dias que começaram a contar nesta quarta (20), os acumulados poderão ficar entre 100 mm a 200 mm em áreas do estado.

Voltar ao topo