Uma hora!

Praças da região central de Curitiba ficam sem ônibus com protesto de motoristas e cobradores

Motoristas e cobradores de ônibus fizeram uma paralisação de uma hora na manhã desta terça-feira (05). A ação fez parte de um cronograma elaborado pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) para protestar contra os contantes casos de violência no transporte coletivo de Curitiba e região. Em julho um motorista foi assassinato em um arrastão e nesta sexta-feira um cobrador foi assassinado com dois tiros. A violência aumentou com um novo caso registrado na noite desta segunda-feira.

A paralisação aconteceu nesta manhã e durou uma hora. Segundo o Sindimoc, todos os ônibus que tinham ponto nas praças Rui Barbosa, Carlos Gomes, Praça Osório, Praça Zacarias e Tiradentes, além da travessa Moreira Garcês e Rua Nestor de Castro ficaram sem rodar das 9h às 10h.

Protesto

Em nota, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) posicionou-se e afirmou que membros do Sindimoc estão “sequestrando os ônibus das empresas nesta terça-feira (5) para levá-los aos locais de protesto da categoria pela falta de segurança no transporte coletivo”. Nesta segunda-feira o sindicato reforçou a utilização do cartão transporte para reduzir a quantidade de dinheiro em espécie nos veículos.

Mais cedo

Motoristas e cobradores de ônibus da empresa Redentor fizeram, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (05), uma assembleia. Eles aprovaram a realização das paralisações e passeatas elaboradas na manhã desta segunda-feira. Houve um atraso de 15 minutos na saída dos ônibus.

Segundo Sindimoc, a empresa Redentor atende 49 linhas em toda Curitiba e tem cerca de 1100 funcionários.  Por volta das 7h15 os carros voltaram a rodar normalmente.