Inovação

Veja como será a nova Rua da Cidadania da CIC

A Regional CIC, única entre os dez postos avançados da prefeitura que não tem sede própria, segundo informações divulgadas pela administração municipal já conta um projeto inovador de Rua da Cidadania. De rápida implantação e baixo custo, se comparada às estruturas similares existentes na cidade, a Rua da Cidadania da CIC será modular em estruturas de contêineres, podendo, de acordo com a prefeitura, ter os espaços adequados às necessidades de atendimento ou até mesmo ser realocada para outra área, se houver necessidade.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) a pedido do prefeito Rafael Greca após a visita técnica à Regional CIC, em março, e integra o processo de resgate do planejamento com foco nas regionais determinado por esta gestão.

“É importante que Curitiba use as suas energias para definir seu futuro. No cenário de crise pelo qual passamos, temos que agir como se fôssemos uma cidade única, que com os próprios recursos precisa superar as dificuldades”, afirmou o prefeito.

Projeto sustentável

A Vila Nossa Senhora da Luz será o endereço da Rua da Cidadania, num espaço ocioso que gerava insegurança na região. O projeto prevê a integração dos equipamentos públicos existentes na área, entre eles o Farol do Saber Frei Miguel Bottacin, o CRAS Nossa Senhora da Luz e a Escola Municipal Albert Schweitzer, bem como a incorporação da estrutura do Centro Cultural CIC, construção que não foi finalizada pela gestão anterior.

“A ideia foi fazer um projeto no limite da sustentabilidade. Se em algum momento, no futuro, for necessário dar novo uso ao espaço, a estrutura poderá ser realocada”, explicou o autor do projeto, arquiteto João Guilherme Dunin, do setor de Projetos Especiais do Ippuc.

Segundo Dunin foram estabelecidos módulos para cada função da Rua da Cidadania, que ocupará uma área aproximada de 3,5 mil m². A estrutura de atendimento estará em contêineres de 40 pés. Serão 110 contêineres em três pavimentos, onde estarão os núcleos das secretarias municipais, serviços estaduais, sanitários, lanchonete e toda a estrutura de administrativa da regional.

O equipamento também irá integrar as duas ruas principais (David Xavier da Silva e Orlando Luís Lamarca) do entorno da Praça Enoch Araújo Ramos, ligando duas partes da Vila Nossa Senhora da Luz, hoje divididas. Já o ginásio da Rua da Cidadania será o Pavilhão do Skate, equipado com pistas para a prática das modalidades street e vertical com diferentes graus de dificuldade.