A palavra de ordem deve ser “pesquisar” antes de comprar ovos e chocolates para a Páscoa. Isso porque a variação de preço de um mesmo produto pode chegar a 409% em diferentes supermercados de Curitiba, segundo levantamento do Disque Economia, feito entre os dias 21 e 28 de março. A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento percorreu 11 estabelecimentos da capital.

continua após a publicidade

“Muitos supermercados fazem promoções diárias, levando a essas grandes variações. Por isso, é importante que as pessoas façam a comparação dos preços”, orienta Thiago Cavichiollo, coordenador do Disque Economia. Ao todo, foram pesquisados 132 produtos, entre ovos, barras, bombons, coberturas, colombas e caixas de variedades.

Preços

Os pesquisadores constataram que os preços dos chocolates tiveram uma alta, média, de 8% em relação ao ano passado. Além disso, Cavichiollo revela que alguns chocolates tiveram redução média de 2% no peso este ano, em comparação ao ano passado, mas os preços de alguns produtos não tiveram queda proporcional.

continua após a publicidade

“Constatamos, por exemplo, que uma caixa de bombom teve sua gramatura reduzida de 200 gramas para 171 gramas e o preço ainda subiu em comparação ao valor praticado na Páscoa anterior. Se levarmos em conta o preço por quilo do chocolate, a alta chegou a 55%”, exemplifica o coordenador do serviço da Prefeitura.

Diferenças

continua após a publicidade

De acordo com o coordenador do Disque Economia, as diferenças mais significativas ocorreram em produtos com até 100 gramas. No caso da variação de 409%, ela foi constatada em uma caixinha de 64 gramas, com quatro bastões de chocolate, em que os preços tinham diferenças de R$ 1,00 a R$ 5,09 entre os supermercados. Outra grande variação foi encontrada em um tablete de 90 gramas, que tinha preços variando entre R$ 1,43 a R$ 5,98 (318,1%).

Entre os chocolates em barra, a pesquisa do Disque Economia encontrou diferenças de até 71,2%. No caso dos ovos, a variação de um mesmo produto em diferentes supermercados chegou a 164,8%. Em relação às caixas de variedade, a diferença chegou a 41,8% entre os pontos pesquisados.

Seis marcas fizeram parte do levantamento (Nestle, Lacta, Garoto, Arcor, Ferrero Rocher e Panco). “Até a Páscoa, a equipe estará fazendo acompanhamentos periódicos, mais de uma vez na semana, inclusive”, acrescentou Cavichiollo.

A pesquisa de preços de chocolates para a Páscoa já está disponível para consulta no site do Disque Economia (http://disqueeconomia.curitiba.pr.gov.br/). Basta clicar no menu Pesquisa ovos de chocolate.