Abandono

Vandalismo e abandono acabam com totem multimídia no Centro de Curitiba

Abandono de mobiliário para turistas. Foto: Colaboração / Gilberto Klisiewicz

Um totem utilizado para passar informações para turistas no Centro de Curitiba está totalmente destruído. Quem passa para o local se espanta pelo abandono do mobiliário, que desde que foi lançado – em 2006 – era um símbolo de inovação tecnológica a serviço de quem visitava a capital. Hoje é sinônimo de abandono.

O equipamento fica na Rua Monsenhor Celso, próximo à Rua das Flores (calçadão da XV de Novembro). Enferrujado e vandalizado, ele amanheceu ainda mais destruído nesta quarta-feira.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura para saber as providências para retirada ou reforma do equipamento. Segundo a assessoria da prefeitura, a responsabilidade é da Clear Channel, que afirmou que irá retirar o totem do local em breve.

O projeto

O Totem Multimídia começou em março de 2006, durante a 8.ª conferência das Partes da Convenção sobre Biodiversidade Biológica (COP 8) e 3.ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP 3), ambas da ONU, que aconteceram em Curitiba. Em 21 de julho de 2006, o projeto foi lançado oficialmente e dezenas de equipamentos foram instalados em praças, calçadas, terminais de ônibus, unidades de saúde e pontos turísticos. Toda a tecnologia dos totens foi desenvolvida pelo ICI.