Proteção

“Vamos usar máscara por muito tempo. Acostume-se”, avisa secretária da saúde

Márcia Huçulak diz que Curitiba caminha para bandeira vermelha| Foto: Reprodução

“Nós vamos usar máscara por muito tempo”. Esse foi o recado que a secretária da saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, deu durante o boletim epidemiológico diário da prefeitura, nesta segunda-feira (6), que informou mais 695 casos de covid-19 na cidade.

LEIA MAIS: Vacina chinesa da covid-19 começa a ser testada no Brasil em 20 de julho. PR vai participar

“Tem gente propagando que não precisa usar máscara. E já está mais do que provado que é preciso usar. Nós vamos usar máscara por muito tempo. Pode se acostumar quem acha que não vai precisar. É o que tem diminuído o contágio”, avisa a secretária.

Além disso, Huçulak ressaltou a importância de manter o distanciamento social rigoroso prevendo um mês de julho complicado em Curitiba com relação à propagação da doença. 

“Estamos com a curva em ascendência”, enfatiza. “O distanciamento social vai ser parte da nossa vida por muito tempo. Algumas pessoas não entenderam que a questão do distanciamento também é dentro das nossas casas. Não é o momento de reuniões, de ir visitar e sentar na mesa do vizinho”, orienta. 

Bronca com a população

Outro trecho contundente da entrevista de Huçulak é o desabafo sobre o descumprimento de regras de isolamento por parte dos curitibanos. Apenas no final de semana, a prefeitura realizou 57 autuações de estabelecimentos operando sem liberação durante a vigência do decreto estadual e municipal, que determina o fechamento de serviços não essenciais até 15 de julho.

“É muito deprimente. A gente perde a esperança na humanidade. As pessoas exigem do poder público aquilo que elas não fazem. É uma cobrança absurda de atitudes que são individuais”, desabafa.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?