Pra não ficar na mão!

Vai pegar a estrada? Fique atento às condições mecânicas do seu veículo

No novo modelo, que teria duração de 10 anos sem a possibilidade de prorrogação, também seria cobrado um pedágio dos usuários. O valor serviria para que fossem realizadas tarefas que hoje são de responsabilidade do Dnit. Foto: Arquivo

No final de ano há dois feriados prolongados: Natal e Ano Novo. É o momento de muitas pessoas viajarem para visitar parentes e amigos e comemorar a chegada no ano seguinte. Mas, para fazer isto com segurança, é preciso verificar todos os itens do veículo. Freios, pneus, sistema elétrico, suspensão e outros sistemas, que quando gastos podem causar sérios riscos.

Com mais veículos nas estradas, o melhor sempre é prevenir. O alerta também é feito por Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons. “Os defeitos mecânicos configuram um fator de risco que pode ser evitado. Por isso, é essencial fazer revisões regulares em um estabelecimento de confiança, mesmo para pequenas viagens. Os pneus devem sempre ser calibrados e estar em bom estado e os motoristas precisam estar atentos à revisão do motor e ao nível de óleo e água do radiador. Outra dica é verificar a presença e o estado dos equipamentos obrigatórios, como estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo”, diz Campos.

A Policia Rodoviária Federal recomenda ainda que, antes de pegar a estrada, os motoristas também devem fazer o planejamento da viagem e se informar sobre a distância que vai percorrer, condições do tempo – que podem ser acessadas gratuitamente no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) -, pontos de parada e a existência de postos de combustíveis, além de programar paradas a cada três horas.

No ano passado, foram registrados mais de dois mil acidentes nas rodovias federais durante as festas de fim de ano do dia 23 de dezembro de 2016 a 01 de janeiro de 2017. Foram 2.769 acidentes, sendo 500 graves. 2.868 pessoas ficaram feridas e 225 morreram nas estradas federais do país.