Na faixa

Vai fazer vestibular? Você pode fazer cursinho de graça

Com o segundo semestre letivo se aproximando, e com ele a chegada dos principais vestibulares – o processo seletivo da UFPR começa no dia 21 de outubro e as provas do Enem serão entre 04 e 11 de novembro – os principais cursos pré-vestibulares de Curitiba realizam seleções para conceder bolsas de estudo aos vestibulandos.

Os candidatos podem ganhar descontos generosos e até fazer os semi-extensivos – cursos com duração de cerca de um semestre – de graça. Veja como concorrer a uma bolsa de estudos em um dos principais cursinhos da capital.

Positivo

O curso está ofertando bolsas de até 100% do valor para o Curso Semiextensivo. Quem quer fazer o concurso tem até 29 de junho para se inscrever pelo site do colégio. É preciso preencher um formulário e escolher entre 13 datas para realizar as provas. A avaliação contém questões de Português, Matemática e Química, dez de cada disciplina. O resultado será divulgado pessoalmente (após a entrega da folha de respostas), ou por SMS e/ou e-mail.

Dom Bosco

O Semiextensivo do Dom Bosco tem bolsas apenas na unidade Mueller. As provas serão nos dias 14 e 16 de junho, às 19 horas. De acordo com a escola, não há número definido de bolsas, que são distribuídas conforme o desempenho nas provas. Os testes são objetivos de conhecimentos gerais, exceto filosofia, sociologia e língua estrangeira. Os candidatos devem se inscrever no site.

Acesso e Apogeu

Dois cursos do mesmo grupo têm inscrições nos sites das respectivas instituições (Acesso e Apogeu). A aplicação segue até o dia 29 de junho, e as bolsas são concedidas com base no desempenho acadêmico, podendo chegar a 50% do valor da mensalidade. A prova será no dia 30 de junho e tem 20 questões de Português e Matemática.

Após a inscrição, o candidato deve imprimir o comprovante, em que consta horário, data e local da prova. No local da prova, é necessário doar dois quilos de alimentos não perecíveis – exceto sal –, para confirmar a candidatura.

Domínio

O desconto para o pré-vestibular do Domínio é garantido. O ‘concurso’ dá desconto progressivo conforme o desempenho na prova, que contém 50 questões de conteúdos lecionados no Ensino Médio, exceto filosofia, sociologia e língua estrangeira. O abatimento é diretamente relacionado ao número de questões acertadas pelo candidato. Só ganha o desconto integral o aluno que acertar as 50 questões da prova. A inscrição para concorrer aos descontos pode ser feita no site do curso.

Dynâmico

O pré-vestibular não faz prova e oferece descontos a todos os candidatos. É preciso calcular o valor do desconto com as notas do histórico escolar no site do cursinho. Na matrícula é só apresentar o histórico escolar para garantir o abatimento no valor. O percentual de desconto é calculado com base em uma média, feita com as notas do aluno. Os valores variam entre 10% até 100%, que garante bolsa integral.

https://www.tribunapr.com.br/noticias/brasil/fies-tera-financiamento-minimo-de-50-do-valor-do-curso/