Neste sábado (23), já são 32 dias sem água caindo do céu na Grande Curitiba. Então, será que finalmente vai chover por aqui neste fim de semana? De acordo com o Simepar, uma frente fria que se desloca pelo Oceano Atlântico na altura do RS, já muda o tempo em parte do Paraná. O dia amanheceu com uma grande concentração de nuvens entre as regiões norte, central, Campos Gerais, leste e entre parte do oeste e sudoeste. Porém, há registros de chuviscos ocasionais apenas entre a Serra do Mar e as praias.

continua após a publicidade

Em Curitiba, diz o meteorologista Reinaldo Kneib, pode ter chuva fraca entre hoje e amanhã. Ela deve ser rápida e não molha muito. Chove em alguns pontos da cidade, em outros não, como um regime de verão. Depois dela, o sol pode voltar a predominar. Mas na terça e quarta-feira, a precipitação deve ser bem mais intensa e, de fato, assentar a poeira. A umidade do ar fica mais alta e deve amenizar os problemas respiratórios.

Durante a semana, por conta da frente fria, a temperatura cai um pouco. Fica com mínimas pelos 15.º e máximas pelos 25.º. “Curitiba voltando a ser Curitiba”, brinca Reinaldo, que também mostra que na questão da temperatura, o mês de setembro está sendo muito atípico, com cerca de 4.º acima da média histórica para os meses de setembro. Neste mês houve picos de 30.º, até 32.º, o que não é tão comum para o mês de início da primavera.

Aliás, falando em primavera, as flores ainda não apareceram na totalidade por causa do tempo seco. Segundo Reinaldo, o calor “convidou” as plantas a prepararem os seus botões, que ainda não floresceram totalmente por conta da falta de umidade. Mas agora, com a chuva colaborando com a florada, os canteiros da grande Curitiba devem ficar muito coloridos.

continua após a publicidade