Devido aos cortes em seu orçamento previstos já para o mês de julho, como parte do contingenciamento previsto pelo governo federal, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou, na semana passada, que durante as férias do meio do ano, as unidades do Restaurante Universitário da instituição vão fazer um revezamento no atendimento.

continua após a publicidade

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O fechamento de nove unidades (Central, Politécnico, Botânico, Agrárias, Jandaia do Sul, Palotina, Pontal do Paraná, Matinhos e Mirassol) ocorrerá por períodos que vão de 14 a 25 dias, obedecendo a um cronograma divulgado pela universidade na última sexta-feira (7), que pode ser consultado abaixo. Já o RU de Toledo abrirá apenas no almoço durante 21 dias.

 

continua após a publicidade

A UFPR ainda concederá auxílios-refeição para estudantes selecionados em edital da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Como uma das condições para participar da chamada, o estudante precisa receber auxílio-moradia e auxílio-alimentação (ambos) via Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção (Probem) — por meio do qual a UFPR gerencia diversos programas, próprios ou não — ou Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), do Ministério da Educação (MEC). As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira (13).

+Leia também: Consulta da restituição do Imposto de Renda 2019 é liberada pela Receita Federal

Justificativa

continua após a publicidade

De acordo com a universidade, “a suspensão das atividades dos RUs durante o recesso de julho, que não é usual para o período, foi uma das medidas tomadas pela universidade para o enfrentamento do corte de 30% das verbas discricionárias”. Em nota, a UFPR ainda diz que “o conjunto de ações tomadas pela UFPR frente aos cortes tem como principal meta impedir prejuízo aos contratos em andamento nas unidades administrativas e acadêmicas” e que “a UFPR utiliza recursos próprios para subsidiar a maior fatia referente à operação dos seus restaurantes universitários – além dos RUs, alguns exemplos dos benefícios subsidiados pela universidade são o transporte Intercampi e os atendimentos na área de saúde e de apoio pedagógico oferecidos pela Prae”.

+Leia também: Procuradores reagem a “ataque criminoso à Lava Jato”

Cronograma de funcionamento dos RUs em julho

Central

Aberto: 1/7 a 7/7
Fechado: 8/7 a 21/7
Aberto: 22/7 em diante

Politécnico, Botânico, Agrárias, Palotina, Jandaia do Sul e Rebouças (venda de vouchers)

Aberto: 1/7 a 10/7
Fechado: 11/7 a 4/8
Aberto: 5/8 em diante

Litoral, CEM e Mirassol

Aberto: 1/7 a 19/7
Fechado: 20/7 a 4/8
Aberto: 5/8 em diante

Toledo

Aberto apenas para almoço: 1/7 a 21/7
Aberto: 22/7 em diante

Advogados de Lula querem anulação de processos após vazamento de mensagens