Confusão

Troca de sinaleiro por rotatória gera reclamação e acidentes na região Curitiba

Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

A retirada do semáforo de um dos cruzamentos mais movimentados do município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, está preocupando motoristas que trafegam pela região. Segundo eles, o equipamento, localizado entre a Avenida Iraí e a Rua Rio Amazonas, no bairro Vargem Grande, foi trocado por uma rotatória em 13 de agosto e já teria causado dois acidentes.

Segundo o administrador Jhayson Plaszo Ramos, que trabalha próximo ao cruzamento, o problema é que muitos motoristas que trafegam pelo local não dão preferência aos condutores que já estão circulando pela rotatória. “Acho que eles não sabem usar a rotatória, aí colocam os demais condutores em risco e ainda tumultuam o trânsito”, reclama.

Leia também: Greca telefona para Luciano Huck e “impede” reforma de casa na Caximba

A imprudência, de acordo com ele, já terminou em duas colisões no local. Nenhum deles deixou vítimas. “Com o sinaleiro também ocorriam acidentes, mas a quantidade era bem menor. Espero que ninguém precise se machucar gravemente aqui para mudarem isso”, afirmou Ramos, ao cobrar a reinstalação dos semáforos.

Uma das colisões citada pelo administrador foi filmada por câmeras de segurança da região e as imagens foram divulgadas nas redes sociais, chamando a atenção de moradores. Na gravação, é possível perceber que diversos motoristas passam sem dar preferência ao carro que já está circulando pela rótula. Com isso, esse veículo é obrigado a parar e acaba atingido por outro carro que passa direto pelo local, também sem preferência.

+ Caçadores de Notícias: Mãe acusa professora de tradicional colégio de Curitiba de agredir seu filho autista 

A motorista Vanice Correa, de 39 anos, viu as imagens nas redes sociais e reconheceu a situação. “Eu estava passando pelo local bem na hora desse acidente. Foi no último sábado (18) por volta das 19h”, afirmou a dona de casa. Segundo ela, a colisão ocorreu pela falta de conscientização dos condutores. “Ao chegar na rotatória, você precisa parar para que os veículos que já estão circulando possam concluir seu trajeto. É algo básico que não está acontecendo ali”, afirmou a condutora, que não vê a necessidade da reinstalação dos semáforos.

Segundo a prefeitura de Pinhais, a troca da do semáforo pela rotatória levou em consideração diretrizes e parâmetros do Código de Trânsito Brasileiro e o objetivo é a maior fluidez do trânsito. Em relação às colisões, a administração informou que tomou conhecimento apenas de uma delas e que o motorista não respeitou a preferencial de quem estava na rotatória.

Além deste ponto, a prefeitura informou que a sinalização de acesso à rotatória foi reforçada, com redutores de velocidade e a Guarda Municipal está monitorando e orientando o trânsito na região em horários de pico

Regras de uso da rotatória

Para que a rotatória garanta a fluidez dos veículos, sem a necessidade de espera em semáforos, é necessário que os condutores respeitem suas de regras de circulação. O primeiro passo para isso é obedecer à placa de “Pare” instalada em cada um dos estroncamentos. O desrespeito à essa sinalização é uma infração gravíssima, prevê multa e a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Essa sinalização mostra que o motorista precisa dar preferência para quem já está circulando na rotatória. No entanto, quando não houver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo em acessos distintos da rotatória, a preferência será sempre do motorista que estiver à direita.

Além da fiscalização da Guarda Municipal e dos redutores, a administração de Pinhais também prevê a instalação de travessas elevadas com o objetivo de aumentar a segurança dos pedestres e reduzir a velocidade dos motoristas que passam pelo local. A previsão é de que isso seja feito em até uma semana.

Outras melhorias previstas são a revitalização completa da via, o recape asfáltico em alguns pontos, a sinalização viária da avenida e modernização da iluminação pública. A primeira já está em fase de conclusão e não existe uma previsão para que as outras sejam realizadas.

Voltar ao topo