Resgate

Trio é resgatado de helicóptero após se perder em trilha na Serra do Mar

Além do Corpo de Bombeiros, helicóptero da PM também participou do resgate. Foto: Corpo de Bombeiros

Três pessoas precisaram ser resgatadas pelo Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), do Corpo de Bombeiros, com o apoio de um helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA), após se perderem em uma trilha no Morro do Camapuã, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, na manhã do último domingo (13). Eles teriam pedido o socorro após um dos aventureiros se machucar durante a caminhada e precisaram passar a noite no morro.

De acordo com o tenente Luis Gustavo Pimenta, membro do Gost, a ação foi já na região próxima ao cume do morro. “A ocorrência começou já no sábado, quando chegou a informação de que havia uma vítima com uma possível fratura no tornozelo”, conta.

O mais curioso foi que o resgate aumentou durante o atendimento dos bombeiros. O oficial explica que o chamado inicial foi feito para socorrer um casal, já que a mulher havia torcido o tornozelo em uma das trilhas. No entanto, enquanto os membros do Gost faziam os primeiros socorros, uma terceira pessoa chegou pedindo ajuda. “Ela estava com estresse muscular e meio desidratada”, relembra o tenente Pimenta.

Apesar desse crescimento inesperado na ocorrência, o resgate foi postergado de sábado para o início da manhã de domingo. Como explica o bombeiro, as vítimas estavam bem, por isso, eles optaram em fazer a descida do morro no dia seguinte por considerar o mais prudente a ser feito, principalmente porque a previsão do tempo era mais favorável para isso. A partir disso, a aeronave foi chamada e fez a retirada de todos os envolvidos.

Para o tenente, situações como essas poderiam ser evitadas se os aventureiros se preparassem melhor antes de tentar subir os morros e picos da região. “Não é uma trilha para iniciantes, então tem que estar em condições físicas e com equipamento. É preciso procurar saber as condições do morro, levar equipamento adequado e pesquisar as condições do tempo”, aconselha. “Se não for o caso, a orientação é retornar”.

Paraíso precário