Nada mudou

Trincheira no Bairro Alto não evita engarrafamento

Pouco menos de um mês após a inauguração, a trincheira Bairro Alto/Bacacheri, que liga os dois bairros através do acesso entre as ruas Gustavo Rattmann e José Zgoda, aliviou, mas ainda não resolveu os constantes engarrafamentos ocorridos na região. Durante a manhã, o trânsito flui bem, mas no fim da tarde os congestionamentos são inevitáveis.

Segundo o vendedor Marcelo Curiale, que trabalha na região, os pontos de lentidão acontecem porque a trincheira é pequena para o volume de carros. “Chega no fim do dia e isso aqui vira um caos, com centenas de carros tentando sair da Linha Verde para entrar na trincheira, além do pessoal que vem dos bairros para acessar a Linha Verde”.

O aposentado Paulo Oliveira, morador das redondezas da trincheira, afirma que a obra ajuda a desafogar o trânsito, mas não é suficiente. “Hoje atravessamos fácil para o Bairro Alto, mas o pessoal que vem da Linha Verde e entra para passar pela trincheira sofre em horários de pico. Tem que construir mais trincheiras ou aumentar essa”, avalia.

A diretora de engenharia da Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran), Guacira Civolani, afirma que nesse primeiro mês de funcionamento a trincheira foi constantemente avaliada e que mudanças já foram feitas para melhorar o fluxo na região. “Já mudamos o sentido da trincheira, que começou como único e agora está em duas mãos. Além disso, reprogramamos os semáforos no entorno e melhoramos a sinalização no trecho, inclusive com a construção de uma faixa elevada na Rua Mercedes Seiler Rocha”, cita.

Ela informa que já existe um projeto para a região que prevê a instalação de outra trincheira na Rua Amazonas de Souza Azevedo, paralela à Gustavo Rattmann. “Elas vão se complementar e assim teremos o trânsito mais rápido no local. Estamos trabalhando para a trincheira funcionar melhor, inclusive realizando sugestões dos moradores recebidas através da regional”, afirma Guacira.