Fique esperto

Trânsito na Estrada da Graciosa será bloqueado na manhã do próximo sábado

Portal de entrada da Estrada da Graciosa. Prova de corrida de rua vai bloquear totalmente acesso no sábado. Foto: Felipe Rosa / Tribuna do Paraná
Portal de entrada da Estrada da Graciosa. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

O tráfego de veículos na Estrada da Graciosa será interrompido no próximo sábado (20). O bloqueio ser dará pela realização da Corrida da Graciosa (Amazing Runs Graciosa), tradicional prova de corrida de rua, que vai impedir totalmente o trânsito de veículos das 7h ao 11h. A prova normalmente era realizada aos domingos, mas atendendo a um pedido dos comerciantes da Graciosa e também de Morretes, no litoral do estado, a nova data foi confirmada pela organização da corrida.

A ideia é reduzir eventuais impactos no turismo da Serra aos domingos. “O Circuito Amazing Runs tem como principal função promover o turismo sustentável e conscientizar os atletas sobre a importância da preservação da biodiversidade. Visando atender as solicitações e nos aproximar ainda mais da comunidade, mudamos a data para evitar prejuízos financeiros aos comerciantes e garantir a movimentação turística na região, já que domingo é considerado o dia da semana com a maior visitação na tradicional Estrada da Graciosa”, explicou Raul Trauczynski, da equipe técnica da Global Vita Sports, que organiza a competição.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

A Estrada da Graciosa (PR-410) contará com bloqueio parcial das 6h às 07h, e total das 07h 11h. A orientação é que durante este período os motoristas utilizem apenas a BR-277 para chegar ao Litoral Paranaense ou retornar para Curitiba.

A prova

Já são mais de 800 atletas de diversas partes do Brasil confirmados na conhecida Corrida da Graciosa, que já está em sua décima sétima edição. O percurso da prova é a antiga rota de tropeiros que subiam do mar até a região de Curitiba, e que foi transformada em estrada pavimentada na segunda metade do século XIX. A grande novidade nesta edição é a inclusão de uma maratona (42km195m) considerada “casca grossa”, descendo e subindo a serra. Esta categoria teve as inscrições esgotadas logo que foram lançadas.

A organização do evento vai arrecadar brinquedos e alimentos não-perecíveis que serão doados integralmente à comunidade de moradores de regiões mais carentes da Serra da Graciosa. Os alimentos e brinquedos poderão ser doados pelos participantes durante a entrega de kits ou no dia da prova, no local de largada.