tempo e equilíbrio

Tradicional corrida dos garçons movimenta Santa Felicidade nesta manhã

Segura a bandeja com um braço, equilibra tudo sem derrubar e mantém o outro braço para trás. Todo garçom aprende a fazer isso com naturalidade, mas na corrida dos garçons, a situação complica. Nessa disputa, quatro profissionais levaram o prêmio de primeiro lugar na 15ª edição da competição já tradicional em Santa Felicidade.

“A diferença da competição para o dia-a-dia é o paralelepípedo, que faz com que a gente até escorregue e torna tudo mais difícil, porque no resto, a gente sempre tem que manter a postura e não pode derrubar nada”, brincou Ulisses Oliveira Prado, 60 anos.
Para o homem que, mesmo aposentado, atua na profissão há 37 anos, mais do que uma competição, a corrida dos garçons é um grande encontro. “Assim a gente vê os amigos, junta todo mundo e terminamos todos juntos almoçando para comemorarmos o nosso dia”.

 

Seguindo as regras

Com a bandeja na mão, os garçons tiveram que equilibrar um copo de chope, outros dois de água e uma garrafa de água. No meio do caminho, os profissionais ainda tinham que servir clientes sem derrubar nada e só depois o trajeto encerrava.
Ao todo, entre os mais novos e os mais velhos, foram quatro categorias. Janieide Rodrigues Souza foi a campeã da categoria feminina. ‘Pra mim é uma honra, e olha que foi ainda mais complicado, porque as mulheres correm, viu?‘.

Do mesmo restaurante que Janieide, ganhou também em primeiro lugar o jovem Kaio Manosso, da categoria de 18 a 35 anos. ‘Terceira vez que participo, das outras vezes foi por pouco, mas agora foi‘, comentou o rapaz, que disse que vai usar os R$ 400 que ganhou num churrasco.

Premiação

Os prêmios foram entregues no Clube Mercês, em Santa Felicidade, num almoço regado a muito chope e porco no rolete. ‘Uma forma de nos reunirmos. Sem contar que a gente passa a conhecer as pessoas da área‘, considerou o jovem João Victor Dias Scheleider, que tem 18 anos e quer continuar seguindo carreira de garçom.

 

Foto: Gerson Klaina.
Foto: Gerson Klaina.