Fé!

Tradicional bênção dos capuchinhos acontece nesta sexta-feira em Curitiba

Foto: Felipe Rosa.

Uma das principais tradições da capital, a bênção de veículos dos freis capuchinhos acontece nesta sexta-feira (5) na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, a chamada Igreja dos Capuchinhos, em Curitiba. Segundo os religiosos, a previsão é que 15 mil carros e motos passem pelo local entre as 6h e às 21h. Ao todo, 40 freis vão ficar de prontidão para atender a todos esses fiéis.

O frei Davi Nogueira Barboza, superior do Convento Nossa Senhora das Mercês, explica que a bênção, realizada há 63 anos em Curitiba, já é uma solicitação da própria comunidade. “A bênção é sempre uma invocação da proteção de Deus sobre as pessoas e os objetos”, destaca. “Toda sexta-feira é o grande dia da bênção, porque foi o dia que Jesus morreu por nós — a maior expressão de amor de Deus para conosco. A primeira sexta do ano é, então, muito especial neste sentido”, acrescenta.

De acordo com o religioso, a ação é também uma forma de conscientizar as pessoas de que elas devem se comportar no trânsito. “Não adianta a pessoa receber um balde de água benta em cima do carro se não mudar as suas atitudes. Deus faz a parte Dele, mas nós também precisamos fazer a nossa”, afirma frei Barboza.

A bênção é concedida para todas as pessoas interessadas, não sendo necessário ser católico ou estar frequentando uma igreja. Todos os veículos abençoados vão levar para casa uma lembrança com a imagem de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas. No dia, também haverá atendimento a confissões.

Ao longo das 15 horas de bênçãos, os 40 freis se dividirão em sete equipes para dar conta de atender a todos que passarem pelo local. Para isso, além dos religiosos da própria paróquia, alguns reforços vieram de Ponta Grossa, Joinville, Londrina e até do Paraguai para ajudar nas atividades.

Equipes da Setran vão auxiliar o trânsito no local. De qualquer forma, o frei pede para que as pessoas tenham paciência, já que o fluxo de veículos irá aumentar bastante durante todo o dia.

Outras bênção

Quem não puder passar na Igreja dos Capuchinhos nesta sexta-feira terá outras oportunidades para ter seu veículo abençoado. Cinco mil carros são esperados no Santuário São Leopoldo, no CIC, para a bênção no domingo (7). Por lá, 15 freis capuchinhos irão abençoar carros e pessoas das 8h às 21h. Para quem também quiser acompanhar a missa, ela são realizadas, aos domingos, às 9h, 12h e 19h.

Na segunda sexta-feira do ano, dia 12, das 6h às 21h, haverá bênção na Igreja Imaculada Conceição, de Ponta Grossa.

Serviço

Bênção dos Capuchinhos

05/01 – 6h às 21h – Paróquia Nossa Senhora das Mercês (Avenida Manoel Ribas, 966, Mercês)

07/01 – 8h às 21h – Santuário São Leopoldo (Rua Santa Eulália de Barcelona, 273, CIC)

12/01 – 6h às 21h – Igreja Imaculada Conceição (Avenida Carlos Cavalcanti, 361, Ponta Grossa)