Segurança

Tornozeleira eletrônica dedura e quatro se dão mal após trapalhadas e crimes em Curitiba

Gerson Klaina / Tribuna do Paraná

Uma ação mal planejada acabou em cadeia para quatro suspeitos de assalto na manhã deste sábado (8), em Curitiba. Depois de tentar furtar uma casa, assaltar uma panificadora e roubar o carro de um idoso, a tornozeleira eletrônica de um deles denunciou e os quatro, dois deles adolescentes, foram encontrados.

A primeira tentativa do grupo foi no bairro Portão, onde tentaram invadir uma casa, mas fugiram porque o alarme disparou. “Logo depois, assaltaram uma panificadora e nós soubemos que estavam com um Peugeot branco, e recebemos a localização de um deles, que usava tornozeleira eletrônica”, contou o tenente Gutierrez, do 12º Batalhão da Polícia Militar.

O grupo ainda não sabia que estava sendo monitorado e, por isso, ainda parou no caminho parar abordar um idoso. “Eu entrei no carro, coloquei o cinto e nisso ouvi os gritos de: ‘Desce daí, veio’. Como todos os vizinhos brincam comigo, achei que era alguém conhecido. Quando vi, tinha uma arma apontada para minha cabeça”, disse a vítima, que tem 70 anos.

O homem saiu do carro, um Renault Megane, mas teve que voltar até ele, já que a dupla de assaltantes não conseguia fazê-lo funcionar. “Ainda tive que ensinar eles a ligar o veículo, porque precisava apertar o botão de ‘start’ e eles não sabiam. Depois saíram em alta velocidade”, disse a vítima. “Ele não foram agressivos não”, completou.

Em fuga, o grupo foi até a Vila Concórdia, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), onde várias equipes policiais fecharam o cerco e conseguiram abordá-los. “Descobrimos que o carro usado nos assaltos não era roubado, era da irmã do assaltante que usava tornozeleira. Junto com eles, apreendemos uma pequena quantia em dinheiro e a arma usada no crime, que era de brinquedo”, contou o tenente Gutierrez.

Entre os detidos, dois eram adolescentes, que foram encaminhados à Delegacia do Adolescente. Lander Lucas Rodrigues, de 21 anos, era quem usava tornozeleira eletrônica e respondia por roubo à mão armada. O outro preso foi identificado como Leonardo Custódio dos Santos, de 23. Os dois maiores foram levados à Central de Flagrantes.

Para que os quatro fossem encontrados, a ação da PM envolveu vários batalhões, inclusive o Batalhão de Operações Especiais (Bope). O idoso vítima do assalto elogiou o trabalho dos policiais. “Eles recuperaram meu carro antes mesmo que a seguradora fosse acionada, numa ação muito rápida mesmo. Estão de parabéns”, comentou o homem, ao lado do veículo recuperado.