Maus tratos

Tiro de chumbinho quase cega cachorro em São José dos Pinhais

Foto: Colaboração

Um cão foi socorrido por moradores e guardas municipais de São José dos Pinhais, na manhã deste sábado (10). Ele foi ferido por um tiro de espingarda de pressão quase no olho. A pessoa que agrediu o animal não foi localizada.
O atendimento à ocorrência foi no Jardim Jurema, onde os moradores indicaram que o cão havia sido ferido por um disparo de “chumbinho”.

Imaginaram que tivesse atingido o olho. Mas antes da chegada dos guardas, os moradores conseguiram um atendimento veterinário emergencial ao cão e o médico constatou que o olho (esquerdo) não foi atingido. Mas passou cachorromuito perto. Por isto, seriam necessários exames complementares para ver o alcance da lesão.

Depois de registrada a ocorrência e feitos os devidos atendimentos, o cão ficou aos cuidados de uma moradora, que se responsabilizou pelos cuidados com o animal.

Além do atendimento ao cão, a Guarda Ambiental, da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, atendeu outro caso de maus tratos a animais na cidade, também no sábado pela manhã. Nesta outra, uma galinha, conhecida como Frango D´Água ou Galinha D´Agua (espécie gallinula galeatus) foi encontrada com os membros inferiores machucados.

A ave foi levada a um zoológico, onde foi atendida emergencialmente e será tratada pela médica veterinária local.
O crime de maus tratos a animais prevê de três meses a um ano de detenção, mais multa. Se ocorrer a morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.