Novo uso

Terreno vazio no Centro de Curitiba será ocupado por associação de turismo

Terreno vazio no Centro de Curitiba
Imóvel do patrimônio público da prefeitura é cercado com tapumes na esquina da Mariano Torres com Amintas de Barros. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

A ocupação do terreno da Prefeitura de Curitiba localizado no cruzamento das ruas Amintas de Barros e Mariano Torres ganhou novo destino. O espaço será assumido pela Adetur Rotas do Pinhão, agência que reúne 25 dos 29 municípios da Região Metropolitana e coordena as iniciativas de turismo regional.

A formalização aconteceu nesta sexta-feira (05), na sede da Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), no bairro São Francisco, com a assinatura da permissão de uso do terreno e o termo de responsabilidade. O decreto já havia sido publicado no Diário Oficial na última quarta-feira (03), oficializando a Adetur como responsável pelo espaço.

A Adetur participou do primeiro chamamento elaborado pelo Departamento de Gestão do Patrimônio da Smati, ficando em segundo lugar. Com a desistência da primeira instituição, a Associação foi convocada para ocupar o imóvel.

A proximidade geográfica entre a futura sede da Adetur e o Instituto Municipal de Turismo (IMT) foi destacada como ponto positivo pelos representantes do IMT. “Nós temos uma relação muito próxima, desenvolvemos vários projetos em conjunto”, afirmou a assessora técnica do Instituto, Elaine Rodrigues Leal.

O presidente da Adetur Rotas do Pinhão, Eros Consentino Tozetto, apresentou o projeto para a nova sede. “Será um ponto de referência para o turismo regional, um local para debate, mas estará aberto também aos visitantes, que encontrarão informações sobre a oferta de roteiros de turismo na Região Metropolitana”, defendeu.

Como deve ficar sede da Adetur Rotas do Pinhão no Centro de Curitiba. Foto: Divulgação

A expectativa, segundo Tozetto, é que a sede esteja funcionando até o final de 2026.

O diretor administrativo da Adetur, Geraldo Simião, explicou que a Associação é uma das instâncias de governança regional (IGR) reconhecidas pelo Ministério do Turismo e pelo Governo do Estado. No Brasil, existem 342 regiões desse tipo, sendo 18 no Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna