Tá acabando!

Filas gigantes: termina nesta quarta-feira o prazo para regularização do título de eleitor

Filas desde as primeiras horas da manhã. Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná

As eleições acontecem só em outubro, mas o prazo para regularização do título de eleitor termina já nesta quarta-feira (9). Nesta terça filas gigantescas se formaram na região da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no bairro Parolin, em Curitiba. A data é importante para os eleitores entre 16 e 18 anos, que estão solicitando o documento para votarem pela primeira vez – lembrando que, no Brasil, o voto é obrigatório para os cidadãos maiores de 18 anos e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos.

No entanto, o prazo é o mesmo para solicitar outros serviços junto à Justiça Eleitoral, como transferência de uma cidade para outra, alteração no endereço de domicílio, atualização do cadastro, inclusão de nome social no documento e pedido de atendimento especial para deficientes. Quem perder esse prazo só poderá fazer qualquer uma dessas alterações após as eleições.

Fila já está na Avenida Marechal Floriano. Foto: Márcio Jardim / Divulgação - TRE
Fila já está na Avenida Marechal Floriano. Foto: Márcio Jardim / Divulgação – TRE

Solicitação do título

Para obter o título de eleitor, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral de sua região com documento de identidade; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

Para verificar se o seu título de eleitor está regular, basta preencher o nome completo e a data de nascimento diretamente na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem ficou mais de três eleições sem votar ou justificar sua ausência nas urnas, por exemplo, deve regularizar a situação.

O primeiro turno da eleição ocorrerá no dia 7 de outubro e o segundo turno no dia 28 de outubro. No Paraná, as informações completas a respeito de todos esses detalhes podem ser conferidas no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Curitibanos fazem fila no TRE no último dia para regularização do título de eleitor