São José dos Pinhais

Arrebatamento de detentos acaba em tiroteio e um baleado

A polícia está na caça do preso Rafael Arcanjo de Oliveira, de 23 anos. Ele foi resgatado no início por bandidos fortemente armados no início da tarde desta segunda-feira (1). Oliveira estava em um veículo de escolta do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) junto com pelo menos mais nove internos. Segundo o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil, o grupo era levado da Casa de Custódia de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, provavelmente para uma audiência na Justiça.

“Eu ouvi mais ou menos 50 tiros, por baixo”, conta Marcio, morador da região. Ele viu e filmou toda a ação.

O resgate foi na rua Sebastiana Santana Fraga, próximo à BR-277, no bairro Guatupê. Em um Civic prata, cerca de cinco bandidos avançaram contra a van do Depen. “Eles jogaram o carro em cima, bateram e já desceram atirando”, lembra o morador. Em seguida, os criminosos fugiram pela rua Florentino Suchla.

O delegado Rodrigo Brown, do Cope, explica que dois bandidos foram resgatados. “Eles levaram essa dupla, mas andaram uma quadra e se depararam com a polícia e uma nova troca de tiros começou”. Nesse momento, um dos presos, identificado como Vanderson de Souza, foi baleado. “Ele foi atingido na lateral do tórax”, esclarece o soldado Belão, da Polícia Militar.

Souza foi abandonado logo depois, na frente de um mercado do bairro. Acuado, ele entrou no estabelecimento e foi recapturado pelos policiais.

Os criminosos usaram armamento pesado e agiram de forma planejada. “Nós encontramos estojos de fuzis e, ao que parece, enquanto o tiroteio acontecia entre o carro e a van, alguém estourou o cadeado da parte de trás do veículo de transporte e libertou os presos”, revela o capitão Marcos Roberto, da PM. Um terceiro interno da Casa de Custódia tentou escapar correndo, mas foi contido por populares. “Eles foram realmente muito ousados nessa ação”.

Um caminhão parado na rua ficou em meio ao fogo cruzado, mas o motorista não se feriu. Souza foi socorrido pelo Siate, do Corpo de Bombeiros. A PM não informou para qual hospital ele foi encaminhado.

Policiais trocam tiros durante tentativa de arrebatamento de presos. Foto: Átila Alberti.
Policiais trocam tiros durante tentativa de arrebatamento de presos. Foto: Átila Alberti.

 

Outro ferido

Ainda segundo o capitão, um dos agentes penitenciários que estava na van também se feriu, mas sem gravidade. Ele não teve a identidade informada.

Medo

Muitas pessoas ouviram os disparos. Um comerciante dono de uma lanchonete que fica em frente à Casa de Custódia chegou a fechar as portas com medo dos tiros. “Aqui é complicado e não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece. É só olhar. As paredes estão cheias de marcas”, desabafa. Devido à violência, segundo o homem, muitas famílias deixaram o bairro para viver em outras localidades.

Aniversário infeliz

Nascido em 1° de agosto de 1989, Vanderson de Souza completa 28 anos nesta segunda-feira. De “presente”, em vez da liberdade, ele ganhou um tiro na região das costelas.

Veja o vídeo do momento da prisão: