A chuva forte, acompanhada de ventos de 81 quilômetros por hora, causou destruição no final da madrugada desta quarta-feira (26) em vários bairros de Curitiba. Segundo a prefeitura, foram registradas quedas de árvores, de postes, falta de energia, o que gerou problemas no trânsito da capital logo cedo. Foram registrados estragos nos bairros Santa Felicidade, Mercês, Bigorrilho, Campo Comprido, Umbará, Tatuquara, Batel, Boa Vista, Alto da XV, Água Verde, Portão e Cidade Industrial de Curitiba.

Veja a previsão do tempo completa!

Segundo a prefeitura, levantamento das 8h30 apontava três destelhamentos e seis quedas de árvores nos bairros Tatuquara, Santa Felicidade e Batel. Porém, segundo o Horto Municipal, foram 50 árvores caídas. No Bigorrilho, na região da Alameda Princesa Izabel, uma árvore de grande porte caiu sobre uma casa, mas não houve vítimas. Já no Campo Comprido, uma árvore de médio porte caiu sobre fios de energia na Rua Luiz Tramontin e complicou o trânsito.

O volume das chuvas em Curitiba, de acordo com o Simepar, chegou a 15 milímetros em um período de apenas três horas.

 Queda de luz

Foi registrado ainda queda de energia no Santa Quitéria. Na esquina da Rua José de Alencar com a Itupava, por exemplo, o sinaleiro ficou desligado devido à queda de um poste de energia elétrica. A queda de energia deixou 68 semáforos desligados por volta das 6h. Já perto das 8h esse número caiu para 20.

Leitores da Tribuna do Paraná registraram queda de energia também no Boqueirão. A falha na energia comprometeu o abastecimento de água em bairros de Curitiba e cidades vizinhas. De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), 68 bairros da grande Curitiba tiveram problemas com o abastecimento de energia. Cem funcionários estão nas ruas para atendimento das ocorrências.

Árvore despencou em cima de cabos de energia na Rua Capitão Souza Franco. Semáforos não estão funcionando no local. Foto: Aniele Nascimento.
Árvore despencou em cima de cabos de energia na Rua Capitão Souza Franco. Semáforos não estão funcionando no local. Foto: Aniele Nascimento.

Bloqueio na BR-376

A queda de uma árvore na pista sentido Curitiba da BR-376, que liga a capital a Santa Catarina, causa lentidão. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos estão trafegando apenas pela faixa da esquerda. O bloqueio acontece na Curva da Santa, no quilômetro 668 da rodovia.

Estragos em CMEIs

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gramados, na Regional Pinheirinho, teve destelhamento, mas funciona normalmente com as turmas agrupadas.

A falta de energia prejudica os CMEIs Atenas, Paquetá, Cananéas, Caia I, Caiuá II, Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva, Ilha Bela, São Leonardo e Sidonio Muralha. As unidades funcionam, mas algumas famílias estão optando por levar as crianças para casa.

Alameda Princesa Izabel ficou parcialmente bloqueada com queda de árvore. Foto: Aniele Nascimento.
Alameda Princesa Izabel ficou parcialmente bloqueada com queda de árvore. Foto: Aniele Nascimento.

Estragos na RMC

Além de Curitiba, outros municípios da região metropolitana também sofreram com o temporal. Houve registro de quedas de árvores, de energia e destelhamento de casas em São José dos Pinhais, Colombo, Piên, Pinhais, Piraquara e Araucária.

Estragos atingiram também municípios da RMC, como Pinhais. Foto: Colaboração/Geovana Kopka
Estragos atingiram também municípios da RMC, como Pinhais. Foto: Colaboração/Geovana Kopka