Frente fria!

Tempo vira em Curitiba! Chuva forte e frio estão a caminho!

Não se deixe enganar pelo sol desta manhã: uma frente fria que avança pelo Sul do país trará chuva forte e frio para Curitiba já nesta sexta-feira (2). Apesar de o dia ter amanhecido com tempo estável e de poucas nuvens, o início da tarde vai trazer uma nebulosidade que vai fechar o céu e fazer o tempo mudar drasticamente. A chuva chega na região com bastante vento e, com ela, um ar mais frio para derrubar de vez as temperaturas.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!

Durante a manhã, na capital paranaense, a temperatura nesta sexta atinge 19°C. Com o passar do dia, no entanto, os termômetros vão registrar uma queda brusca, chegando a marcar 10°C. A chegada do frio, segundo o Climatempo, é a combinação da chuva, falta de sol e vento frio. Apesar de incomum, o dia terá temperaturas invertidas, que amanhecem altas e anoitecem baixas.

+Caçadores! Por que é tão difícil nevar em Curitiba? Fomos atrás da explicação!

A frente fria que chega ao Paraná nesta sexta-feira vem seguida de uma massa de ar polar que vai manter as temperaturas bem baixas ao longo do fim de semana. Em Curitiba, embora a possibilidade de neve seja considerada muito baixa, as condições climáticas favorecem a formação de outro fenômeno bem típico desta época do ano — e que devem render ótimas fotos para quem encarar o frio da madrugada —, a chuva congelada, conforme destacou o Simepar na última quina-feira (1.º).

+Viu essa? Armados com pedras, marginais atacam estação-tubo em Curitiba

Interior

Todo o estado do Paraná deve sentir as mudanças trazidas pela frente fria que sobe pelo Sul do Brasil. Na região Sul do estado há chances de neve, sendo a primeira ocorrência do fenômeno no inverno paranaense de 2019.

Em Palmas, uma das cidades da região Sul com possibilidade de neve, as temperaturas devem declinar drasticamente e marcam a mínima de 1°C e máxima de 14°C. Assim como na capital, o dia no interior também começa com temperaturas mais altas e caem com a chegada da chuva. Por lá, a chuva já começa de manhã e devem durar o dia todo.

General Carneiro também terá previsão muito parecida. A chuva começa de manhã na região, mas as temperaturas ficam um pouco mais altas do que Palmas, com mínima de 3°C e máxima de 15°C.

+Veja também! Rio cor-de-rosa surpreende vizinhança em Curitiba

Litoral

No litoral paranaense, a chuva trará ventos fortes e grande chances de ressaca entre quinta-feira (1) e domingo (4). Por lá, os ventos chegarão até 88km/h e o tamanho das ondas variam entre 2,5 e 3 metros de altura.

As temperaturas não ficam tão baixas quanto as da capital e em Guaratuba e Matinhos às mínimas ficam em 12°C e máximas em 17°C. Deve chover muito na região na sexta e sábado.

Por que a neve não cai em Curitiba?