Quem achou que o tempo mudaria nessa nova semana que se inicia, se enganou. A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é de que o domingo (21) seja mais um dia chuvoso e que a segunda-feira (22) siga o mesmo padrão. Os termômetros vão registrar entre 17°C e 27°C nestes dias e o sol, se aparecer, vai vir entre nuvens e água.

continua após a publicidade

“A semana começa basicamente como a que terminou, ou seja, com grande quantidade de umidade na atmosfera e chuvas leves e esparsas. O sol aparece entre muitas nuvens”, explicou o meteorologista Reinaldo Kneib.

Segundo a previsão, na Grande Curitiba, o céu continua encoberto, com chuviscos nos pontos mais próximos a Serra do Mar. Neste domingo, o clima deve continuar propício para chuvas, com pancadas e trovoadas, ao longo de todo o dia e a temperatura maior registrada pode ser de 26°C.

Leia também: Veja como fica a previsão do tempo em sua região.

Semana chuvosa

continua após a publicidade

A intensa umidade vem da região amazônica e traz consigo também o calor, isso tudo de uma forma muito significativa. Nesta segunda-feira, o tempo vai continuar abafado e com previsão de chuvas.

Guarda-chuva e, em alguns momentos, o casaco, vão continuar sendo essenciais. Foto: Aniele Nascimento.

Já no período da tarde, os pontos de chuva podem ser ainda mais intensos em algumas regiões do Paraná. No Estado são previstas pancadas com trovoadas.

continua após a publicidade

Pelo menos por enquanto não há alerta para tempestades, mas ao longo da semana a mesma condição de chuva continua. Na quarta-feira (24), os termômetros podem registrar a maior temperatura da semana, com mínima de 19°C e máxima de 29°C, mas ainda assim o dia fica nublado, com chuvas e trovoadas isoladas a partir da tarde.

Período molhado

Historicamente, o Paraná sempre tem o verão chuvoso e janeiro costuma seguir fortemente este padrão. Somente nestes primeiros 20 dias do ano, Curitiba registrou 170 milímetros de chuva, numa média que é de 180 para todo o mês de janeiro.

Em janeiro, 15 dias foram marcados por chuva e a previsão é de que essa condição continue. A previsão do Simepar é de que a chuva continue ao longo dos últimos dias do mês quando há, de fato, uma mudança nas condições do clima. Se o sol vai aparecer ou não, ainda é um mistério.