Previsão do tempo!

Tempo não muda e semana continua chuvosa e abafada, com sol tímido entre nuvens

Foto: Maicon J. Gomes / Gazeta do Povo

Quem achou que o tempo mudaria nessa nova semana que se inicia, se enganou. A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é de que o domingo (21) seja mais um dia chuvoso e que a segunda-feira (22) siga o mesmo padrão. Os termômetros vão registrar entre 17°C e 27°C nestes dias e o sol, se aparecer, vai vir entre nuvens e água.

“A semana começa basicamente como a que terminou, ou seja, com grande quantidade de umidade na atmosfera e chuvas leves e esparsas. O sol aparece entre muitas nuvens”, explicou o meteorologista Reinaldo Kneib.

Segundo a previsão, na Grande Curitiba, o céu continua encoberto, com chuviscos nos pontos mais próximos a Serra do Mar. Neste domingo, o clima deve continuar propício para chuvas, com pancadas e trovoadas, ao longo de todo o dia e a temperatura maior registrada pode ser de 26°C.

Leia também: Veja como fica a previsão do tempo em sua região.

Semana chuvosa

A intensa umidade vem da região amazônica e traz consigo também o calor, isso tudo de uma forma muito significativa. Nesta segunda-feira, o tempo vai continuar abafado e com previsão de chuvas.

Guarda-chuva e, em alguns momentos, o casaco, vão continuar sendo essenciais. Foto: Aniele Nascimento.
Guarda-chuva e, em alguns momentos, o casaco, vão continuar sendo essenciais. Foto: Aniele Nascimento.

Já no período da tarde, os pontos de chuva podem ser ainda mais intensos em algumas regiões do Paraná. No Estado são previstas pancadas com trovoadas.

Pelo menos por enquanto não há alerta para tempestades, mas ao longo da semana a mesma condição de chuva continua. Na quarta-feira (24), os termômetros podem registrar a maior temperatura da semana, com mínima de 19°C e máxima de 29°C, mas ainda assim o dia fica nublado, com chuvas e trovoadas isoladas a partir da tarde.

Período molhado

Historicamente, o Paraná sempre tem o verão chuvoso e janeiro costuma seguir fortemente este padrão. Somente nestes primeiros 20 dias do ano, Curitiba registrou 170 milímetros de chuva, numa média que é de 180 para todo o mês de janeiro.

Em janeiro, 15 dias foram marcados por chuva e a previsão é de que essa condição continue. A previsão do Simepar é de que a chuva continue ao longo dos últimos dias do mês quando há, de fato, uma mudança nas condições do clima. Se o sol vai aparecer ou não, ainda é um mistério.