Após um início de semana marcado por calor e sol, as temperaturas máximas voltarão a cair no Paraná nesta quarta-feira (17/12). Em Curitiba, os termômetros não devem ultrapassar os 19 °C, o que representa uma queda de cerca de 7°C em relação à máxima prevista para esta terça-feira (16/12). As temperaturas mínimas na capital devem se manter em torno dos 13 °C até a sexta-feira (19/12).
A redução nas máximas, acompanhada por aumento da nebulosidade, deve se estender por toda a faixa Leste do estado, abrangendo os Campos Gerais e o Litoral. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), esse cenário é consequência da atuação de uma frente fria que avança pelo estado e se desloca em direção ao oceano.
A partir desta quarta-feira, o eixo da frente fria segue em direção ao Sudeste do país. Apesar da maior presença de nuvens, a previsão indica apenas a possibilidade de chuviscos isolados, sem volumes significativos de chuva, o que mantém o tempo relativamente estável nessas regiões.
Até o fim da semana, o céu deve permanecer encoberto no Leste do Paraná. A chuva mais consistente, no entanto, só deve retornar a partir de sábado (20/12), com pancadas rápidas e isoladas, típicas do verão.
Chuvas acima da média
Mesmo com a trégua prevista para os próximos dias, o volume de chuva acumulado até agora em dezembro já supera a média histórica mensal em diversas cidades do Paraná. Cambará, Cornélio Procópio, Guaíra, Londrina, Palotina e Paranavaí se destacam no levantamento do Simepar
Em apenas 15 dias, esses municípios registraram ao menos 100 milímetros de chuva acima do esperado para todo o mês.



