Na madrugada desta segunda-feira (13), a capital paranaense registrou -1,3ºC, número que não era visto nos termômetros do Simepar há 19 anos, desde a criação do instituto. O frio continua e a baixa temperatura fez com que os abrigos da Fundação de Ação Social (FAS) registrassem aumento na procura.

continua após a publicidade

As equipes de Abordagem Social, que atuam na Operação Inverno para o atendimento à população em situação de rua, registraram recorde na madrugada desta segunda-feira. Foram 92 atendimentos prestados pelas equipes das 19h de domingo (12) às 7h de ontem.

Desde o início da Operação Inverno, no último dia 1º, esse foi o maior número de atendimentos para o período. Além do recorde no número de solicitações atendidas, a madrugada teve também o maior número de pessoas que aceitaram o encaminhamento a uma das 18 unidades de atendimento à população em situação de rua (10 oficiais e 8 conveniadas): foram 83 homens encaminhados e três mulheres.

Nos casos em que as pessoas negaram o encaminhamento, assim como outros pontos já conhecidos e onde há mais resistência ao atendimento, as pessoas foram acompanhadas durante toda a madrugada. Conforme informou a FAS, para garantir a proteção dessas pessoas, as equipes também ficam em contato direto com funcionários da Secretaria Municipal da Saúde, que ajudam na verificação dos primeiros sinais de hipotermia.

continua após a publicidade

Abrigo quentinho

Nas unidades de acolhimento, além do abrigo quentinho, as pessoas em situação de rua podem fazer a higiene pessoal, troca de roupa, alimentação e pernoite (caso a pessoa queira continuar em atendimento no dia seguinte, as equipes da Assistência Social estão prontas para isso). Ao serem abordadas na rua e aceitarem o encaminhamento, as pessoas vão direto ao local onde tenha vaga. Caso a própria pessoa procure um abrigo e este local já tenha atingido a capacidade máxima, a FAS encaminha a pessoa à outra unidade.

continua após a publicidade

Ao todo, são 1.317 vagas de acolhimento para a Operação Inverno e, segundo a FAS, esse número ainda não atingiu o limite. Até ontem, quando foi o maior registro de frio, os abrigos tiveram aproximadamente 90% de suas capacidades atingidas, mas a FAS está preparada para emergências. Outros três espaços podem ser abertos caso a capacidade máxima seja atingida, o que geraria mais 300 vagas. Numa situação ainda mais crítica, existem ainda outros dois espaços que podem ser abertos.

Qualquer pessoa pode ajudar ligando para a Central 156 em casos onde sejam identificados risco à vida humana nas ruas da cidade. Além disso, quem quiser participar com doações de roupas, agasalhos e cobertores pode procurar um dos pontos de coleta da campanha Doe Calor. Os endereços estão disponíveis no www.doecalor.com.br, onde também é possível conhecer outras maneiras de ajudar.