Quem tiver lâmpadas velhas ou queimadas em casa já pode fazer o descarte correto na região da capital paranaense. As cidades de Curitiba e Pinhais receberam oito pontos de coleta onde a população poderá dar o destino ideal a esses produtos, evitando possíveis contaminações ao meio ambiente.

A criação desses pontos de coleta é uma iniciativa da associação Reciclus e é voltada exclusivamente às lâmpadas de uso doméstico, sejam elas fluorescentes, de vapor de mercúrio, sódio e metálico, além das lâmpadas de luz mista. Os postos de coleta estão espalhados em locais de grande movimentação de pessoas, como mercados e outros comércios.

A preocupação com o descarte correto está exatamente na questão ambiental. Como muitas dessas lâmpadas utilizam produtos químicos como base, misturá-las com o lixo comum pode fazer com que esses componentes atinjam o solo, aumento o risco de contaminação.

Com o recolhimento, as lâmpadas são separadas e passam por um processo que separa os materiais metálicos, o vidro e a parte química, sobretudo o pó fosfórico e o mercúrio.

Além dos oito pontos que já estão em funcionamento na capital e na região metropolitana, a Reciclus pretende implantar ainda outros 10 pontos de coleta em todo o estado ainda em 2017.

Pontos de descarte de lâmpadas

– Abage 1 (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 5.221, Hauer, Curitiba)

– Abage 2 (Rua General Mario Tourinho, nº 2.489, Seminário, Curitiba)

– Andra Curitiba (Rodovia BR 116, nº 16.930, Xaxim, Curitiba)

– Carrefour Pinhais (Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, nº 10.154, Maria Antonieta, Pinhais).

– Extra Kennedy (Av. Presidente Kennedy, nº 1.000, Rebouças, Curitiba).

– Extra Alto XV (Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, nº 230, Cristo Rei, Curitiba).

– Festval Centro Cívico (R. Mateus Leme, nº 1.850, Centro Cívico, Curitiba).

– Festval Santa Felicidade (R. Professor Francisco Zardo, nº 58, Santa Felicidade, Curitiba).