Arsenal

Tanques de guerra doados pelos EUA ao Exército brasileiro chegam ao Paraná

Tanques de guerra dos Estados Unidos. Fotos: Colaboração / Acir Gomes Junior

O Porto de Paranaguá recebeu uma carga diferente na última quarta-feira (3). Um navio de bandeira americana desembarcou 96 tanques de guerra. Os blindados são doação do Exército dos Estados Unidos. Antes de serem distribuídos por quartéis de todo o país, eles serão modernizados e adaptados paras os padrões das Forças Armadas brasileiras no quartel do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar, no bairro Bacacheri, em Curitiba.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Os tanques foram transportados por 16 dias do estado americano da Flórida até o litoral do Paraná. A operação logística no Porto de Paranaguá foi feita pela Base de Apoio Logístico do Exército. Outra equipe, da 5ª Região Militar, responsável pelos estados do Paraná e Santa Catarina, planejou o transporte de Paranaguá a Curitiba. Ao todo, 130 militares participam da operação logística, que deve terminar neste fim de semana. Cada blindado pesa 30 toneladas.

Há previsão da chegada de mais um lote de 32 blindados vindos dos Estados Unidos no início de 2019. Estes veículos estão em manutenção nas forças armadas americanas e serão embarcados em seguida.

Tanques ainda dentro do navio. Foto: Colaboração / Acir Gomes Junior
Tanques ainda dentro do navio. Foto: Colaboração / Acir Gomes Junior

Tecnologia

Os blindados desembarcados em Paranaguá essa semana são dos 56 modelos M109 A5 e 40 viaturas remuniciadoras M992. O tanque M109 A5 tem maior alcance e reduz em 80% o tempo entre o recebimento da missão de tiro e o disparo em relação aos modelos usados atualmente pelo Exército. As viaturas serão equipadas no Brasil com GPS, sistema eletrônico de pontaria, computador de tiro, entre outros equipamentos.