continua após a publicidade

Sete viaturas da Polícia Militar e do Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chamaram a atenção de quem passou pela Praça Santos Andrade, em frente à Universidade Federal do Paraná (UFPR), na tarde desta segunda-feira (19). O motivo do tumulto foi uma denúncia a respeito de artefatos explosivos no local, onde muitos curiosos acompanharam a ação.

A situação começou quando o jovem Jônatas Medeiros, de 26 anos, passeava pela praça e avistou uma sacola vermelha abandonada. “Ela estava solta perto do monumento, então eu me aproximei e percebi que dentro tinham dois produtos redondos e compridos enrolados em alumínio com muitos fios e uma luz que piscava. Levei a sacola até um banco e chamei a polícia”, contou o rapaz, que é de Santa Catarina e está procurando emprego em Curitiba.

“Eu nunca tinha passado por uma situação dessas, mas já vi na televisão e sei que uma bomba caseira pode fazer mal pra muita gente. Tinham crianças ali, então precisei agir”, disse.

continua após a publicidade

Logo depois que a polícia foi acionada, Jônatas viu dois rapazes se aproximarem da sacola dizendo que eles tinham feito a brincadeira. “Eles fugiram logo depois”, comentou.

Segundo o tenente Eduardo Cochek, o objeto era um simulacro de bomba e realmente foi preparado para causar pânico. “Tinha dois artefatos cilíndricos e fios fazendo a ligação. Então, fizemos a detonação do material utilizando água e um cordel detonante”, explicou.

continua após a publicidade

Ainda de acordo com ele, os responsáveis pela “brincadeira de mal gosto” podem ser presos e responder por diversos atos ilícitos, pois causaram pânico desnecessário, tiraram equipes policiais das ruas e ainda fizeram uma falsa comunicação de crime.

Foto: Átila Alberti

 

Alunos assustados

O local foi isolado e muitos estudantes e funcionários da UFPR precisaram fazer um caminho diferente. “Que medo disso! Tivemos que dar uma volta imensa por causa do isolamento da polícia”, disse uma estudante que chegava à faculdade.

A detonação aconteceu às 14h05 e o local foi liberado por volta das 14h40.

Veja vídeo:

Comerciante filma o momento da explosão, veja:

Mais informações em breve.