Financiamento

Sua casa está sob risco de leilão? Associação dos mutuários dá dicas para evitar problema

Atenção você que tem dúvidas e dificuldades em manter o financiamento da casa própria em dia. A Associação Nacional dos Mutuários do Paraná (ANM-PR) realiza até esta sexta-feira (19) a 11º Semana de Conscientização dos Mutuários, na sede da entidade em Curitiba. Na ocasião serão esclarecidas dúvidas sobre o atraso no pagamento das parcelas, que podem levar o imóvel a leilão. Caso o imóvel já esteja com leilão marcado ou tenha sido leiloado, ainda é possível recuperá-lo por meio de suspensão de leilão.

Em casos de dificuldade no financiamento, a associação aconselha buscar orientações. “Muitos mutuários chegam ao caso extremo de perder o bem simplesmente por desconhecer as vias para regularizar a situação do imóvel. Por isso, é necessário procurar assistência técnica”, orienta o presidente da ANM-PR, Luiz Alberto Copetti.

Outra alternativa destacada por Copetti é a modalidade Inversão de Juros. “Poucas pessoas conhecem essa opção, mas esta modalidade prevê que o mutuário pague menos juros no início do contrato e mais juros ao final, ou seja, deixando as menores parcelas para o momento de dificuldade financeira e as maiores para o final do contrato de financiamento”, orienta Copetti.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!

Será distribuído para os participantes o 11 º Guia do Mutuário, cartilha que possibilita a consulta rápida aos questionamentos mais comuns sobre financiamento. Algumas das dicas destacadas no informativo são, por exemplo, a importância de não comprometer acima de 30% da renda familiar com a prestação do financiamento imobiliário, procurar imediatamente a assessoria técnica especializada em caso de atraso nos pagamentos e a necessidade de acompanhar periodicamente a evolução do saldo devedor e da prestação da casa própria, com o objetivo de verificar se o contrato permanece equilibrado do ponto de vista financeiros.

Os atendimentos acontecem das 9h às 12h e das 14h às 18h na Avenida Luiz Xavier, 68, no Edifício Tijucas, sala 307, Centro de Curitiba.

Voltar ao topo