Radical

Skatistas se reúnem para dar um rolê no Centro Cívico

A concentração ocorreu já no início da manhã, na Praça 19 de Dezembro (Homem Nu). No início da tarde, os skatistas e simpatizantes deixaram o local e sairam em caminhada pela Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico. Eles estão reunidos em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo do estado. No local, foram improvisadas pistas para manobras.

Adalto Elias, presidente da FSP, conta que o evento marca a celebração dos dias mundial e municipal do skate, comemorado no último dia 21 de junho, e pretende mostrar para as autoridades municipais e estaduais o crescimento do número de praticantes e dos talentos paranaenses do esporte.

De acordo com ele, uma pesquisa encomendada pela Confederação Brasileira de Skate, de 2015, aponta que só na grande Curitiba são cerca de 100 mil praticantes do esporte. Em todo o Paraná, o número de skatistas chega a 320 mil.

“Queremos mostrar para os governantes que precisamos de mais pistas e da recuperação das já existentes nos bairros de Curitiba, que são pequenas e não atendem a demanda do pessoal do skate. Temos campeões mundial, brasileiro e paranaense que saíram daqui, então estamos trabalhando para renovar o skate e formar novos talentos”, acrescenta Elias.

Atividades culturais

Além da caminhada, o evento irá contar com a apresentação de bandas de São Paulo e de Curitiba, como Mocambo, Poesia 163, ZeroQuatroUmRock, Cito MC, Porrada Cabron e Dow Raiz. Obstáculos montados em toda a região do Centro Cívico para a prática do esporte e exposição de fotografia também integram a programação.

A estimativa da organização é a de que 40 mil pessoas participem do encontro.