Mais seguro

Sítio Cercado recebe 27 câmeras e central de monitoramento

A Prefeitura de Curitiba autorizou nesta sexta-feira (18) o início da implantação de um sistema de videomonitoramento digital no Sítio Cercado. A central, operada pela Guarda Municipal, irá dar mais segurança aos moradores e comerciantesdo bairro.

O projeto pioneiro, exclusivo no Brasil, vai funcionar no Sítio Cercado até o fim de julho. Serão 27 câmeras e uma central de monitoramento com tecnologia 100% digital de imagem e som. Além disso, o equipamento permitirá a interatividade da população que poderá acionar sinais de alerta e se comunicar via rádio com a central.

A ordem de serviço da implantação do videomonitoramento na região foi assinada pelo superintendente da Secretaria Municipal da Defesa Social, Osni Stival, na manhã desta sexta. A licitação, realizada neste ano, teve como vencedora a empresa Afluir Negócios e Tecnologia em Informática. O prazo para a implantação é de 75 dias, prorrogáveis por mais 15, e o valor do projeto é R$ 545 mil.

O projeto é financiado em convênio com o Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. “O projeto une Ministério da Justiça, município e a comunidade”, explica um dos gestores do projeto, Marlon Cardoso.

Segundo o secretário da Defesa Social, Nazir Abdalla Chain, a segurança eletrônica já provou o quanto é eficiente para inibir a criminalidade e desvendar os casos registrados.

“O município, em convênio com o Ministério da Justiça, mais uma vez, investe atenção nas políticas dessa área. Os principais beneficiados são as famílias do Sítio Cercado e, consequentemente, de toda Curitiba”, diz o secretário.

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Sítio Cercado, Palmira de Oliveira, concorda e comemora a assinatura. “Este projeto vinha sendo trabalhado há quatro anos e teve total envolvimento da comunidade”, afirma. Ela conta que o Conselho acompanhou de perto todas as etapas do processo e ajudou a mapear as 17 áreas onde há maior concentração de violência e que receberão as 27 câmeras.

“Os comerciantes estão mais tranqüilos com essa novidade, que certamente irá diminuir a criminalidade e o vandalismo no bairro”, informa Palmira. “É um momento histórico para o Sítio Cercado”, diz a presidente do Conselho.

Tecnologia

“O Sítio Cercado é o primeiro bairro, fora da região central de Curitiba, a receber uma central de monitoramento exclusiva”, explica Marlon Cardoso. “As 27 novas câmeras fazem parte do projeto para a Copa do Mundo da FIFA 2014 na área de segurança, que prevê um total de 450 câmeras instaladas na cidade até o mundial”, diz.

Atualmente, Curitiba conta com 116 câmeras de monitoramento. As imagens captadas por elas ficam armazenadas em uma central e podem ser usadas pelas demais forças de segurança, Ministério Público e Judiciário, na elucidação de crimes, condenações e busca por foragidos.

Segundo Marlon, as novas câmeras terão mais riqueza de definição e uma capacidade maior de abrangência de imagens do que as atuais. Ele explica que os equipamentos utilizam conectividade hibrida (rádio e fibra óptica) com intercomunicação dos locais monitorados com a Central de Operações e ainda uma possibilidade de operação via Tablet 3G.