Prevenção!

Shopping Curitiba pegou fogo logo cedo? Foi uma simulação, veja como foi

Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná.

Você já pensou o que faria se uma bomba explodisse ou um incêndio tomasse conta do shopping que você mais frequenta no momento em que você estivesse lá dentro? Quem passou pela região do Shopping Curitiba na manhã deste domingo (2) pode até ter se assustado, mas uma simulação foi organizada pela coordenação do local, que é um dos mais frequentados da capital paranaense, para explicar, na prática, como todos deveriam agir numa situação crítica com vítimas.

Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná.
Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná.

O simulado era de uma explosão na central de gás do shopping, onde muitas pessoas ficariam feridas e a situação se tornaria crítica. Num caso como este, a primeira medida seria sair do local, certo? Exatamente. E foi assim que, com a ajuda do Corpo de Bombeiros, o shopping foi completamente evacuado e começou então o resgate das vítimas que restaram no local.

“Tínhamos múltiplas vítimas, uma delas foi socorrida por corda e outra teve que ser encontrada nos escombros. Na vida real, num caso de acontecer realmente algo do tipo, as proporções seriam graves e com grandes transtornos, principalmente pelo local que é muito bem frequentado”, explicou o tenente Bortilini, dos bombeiros.

+Leia também: Está aberta a temporada do caranguejo. Veja onde comer em Curitiba!

Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná.
Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná.

Embora este tipo de simulação aconteça todos os anos, como forma de prevenção e até mesmo para fazer com que os ensinamentos do Corpo de Bombeiros continuem sempre ativos na memória dos lojistas, seguranças e todos os envolvidos para o funcionamento do shopping, uma ação como essa sempre chama a atenção. Segundo a coordenadora de marketing do Shopping Curitiba, para evitar pânico, alguns avisos foram colocados no interior do estabelecimento e também os moradores da região foram avisados antecipadamente.

“É um treinamento, um simulado de crise com evacuação do shopping que fazemos uma vez ao ano como prevenção de acidentes. Investimos nisso para o conforto dos lojistas e trabalhadores do shopping, buscando que todos saibam, numa situação real, como proceder”, explicou Manuela Lopes.

Segundo Manuela, neste domingo todos puderam aprender, na prática, como seria um eventual trabalho do Corpo de Bombeiros no local e como poderiam ajudar num caso grave. “Fizemos simulação de salvamento de vítimas, evacuação do prédio e toda a condução interna dos procedimentos de comunicação, de imprensa, dentro do shopping. O Corpo de Bombeiros participou porque é como se fosse uma situação real”.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná.
Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná.

Prevenção importante

Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná.
Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná.

Ações como essa, conforme avaliação do tenente Bortilini, do Corpo de Bombeiros, são importantes para fazer com que até mesmo as pessoas se sintam mais próximas e vejam como podem agir. “Sempre buscamos o envolvimento com a comunidade, para trabalharmos juntos, mostrando como lidar, mas uma ação dessas também acaba sendo importante para nós, bombeiros, porque podemos desenvolver as atividades na prática, junto com a população, como se fosse algo real mesmo”.

Além dos bombeiros, a coordenação do shopping também comunicou a Polícia Militar (PM) e a Superintendência de Trânsito (Setran). Por ter acontecido de uma forma muito semelhante a uma situação real, a simulação causou até certo susto em quem passava pela região, mas logo as pessoas iam percebendo do que se tratava. Depois da ação, o shopping voltou a funcionar normalmente.

Guia de Natal da Tribuna: confira as principais atrações natalinas de Curitiba!