Vinte um cães em situação de maus-tratos foram apreendidos em uma casa no bairro Pilarzinho, em Curitiba, após uma ação da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. A casa é de uma idosa com possível transtorno de acúmulo compulsivo.

Segundo a prefeitura de Curitiba, a residência foi alvo de várias denúncias via Central 156 e o caso já era acompanhado há algum tempo. No local, os fiscais constataram falta de higiene do ambiente em que estavam os animais das raças Shihtzu, Poodle, Lhasa Apso e Maltês.

Veja mais sobre o mundo PET na coluna Mania Animal!

Os animais foram microchipados e encaminhados para lares temporários e protetores independentes ficaram como fiéis depositários dos cães até que estejam aptos para a adoção. A partir de agora receberão atendimento veterinário, banho e tosa.

Além de realizar a apreensão dos cães, a prefeitura aplicou uma multa de R$ 10,5 mil. A ação envolveu, além do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Guarda Municipal, a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal de Saúde. A Procuradoria Geral do Município deu o suporte para obtenção da autorização judicial.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba.

Fiscalizações

Apenas neste ano, de acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, foram feitas outras três tentativas de fiscalização, sem que a moradora autorizasse a entrada dos agentes. “O mesmo aconteceu com a Polícia Ambiental, que também recebeu denúncias por parte da população”, conta.

A chefe da Rede de Proteção Animal, Vivien Midori Morikawa, reforça que a participação da população é importante para o trabalho e que as denúncias devem ser feitas com responsabilidade. “Impedir uma situação de maus-tratos é urgente e deve ser prioritário, e é importante se certificar de que realmente existe uma irregularidade”, alerta.

Ela lembra, ainda, que estamos em plena campanha do Dezembro Verde, mês de alerta e sensibilização contra abandono e maus-tratos a animais.

A adoção de animais é feita por meio do site da Rede de Proteção Animal.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!