Mais 20 servidores da Prefeitura de Curitiba estarão aptos a prestar atendimento básico em Libras (Língua Brasileira de Sinais) aos munícipes surdos a partir desta semana. Eles concluíram nesta terça-feira (18/11) o curso oferecido pela Central de Libras do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPcD), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano.

continua após a publicidade

A iniciativa é relevante considerando que, segundo o IBGE, Curitiba tem 20.645 pessoas com limitações auditivas, sendo 6.114 com surdez total e 14.531 com surdez parcial, conforme dados do censo de 2022.

Letícia Cristine de Lima, educadora ambiental do Zoológico de Curitiba, destaca a importância do aprendizado: “É um curso básico, mas muito válido porque possibilita ajudar quem não ouve. As pessoas surdas ficam felizes com o nosso esforço para compreendê-las e orientá-las”.

Juba Machado, gestor da Rua da Cidadania da Matriz, ressalta que o curso permitiu aprofundar seus conhecimentos: “Estou entendendo que Libras é bem diferente de gestos, o que é uma ideia imprópria que muitos podem ter sobre essa língua”.

continua após a publicidade

Cerca de 60 servidores municipais já participaram do curso de Libras Online este ano. Lidiane Rozendo, intérprete da Central de Libras do DPcD, explica: “Preparamos conteúdo para cinco aulas com 3 horas semanais, abordando temas como legislação, história do surdo e orientações para uma comunicação eficiente”.

As próximas turmas do curso serão abertas em 2026. Interessados devem ficar atentos ao site da Prefeitura para informações sobre inscrições e detalhes das novas turmas.

continua após a publicidade