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Serviços de IPTU e ISS podem ser agendados pela internet em Curitiba

  • Por Redação / Tribuna do Paraná
Serviço que permite agendamento foi criado em setembro de 2018. Foto: Divulgação/Luiz Costa/SMCS
Serviço que permite agendamento foi criado em setembro de 2018. Foto: Divulgação/Luiz Costa/SMCS

Quem precisa regularizar pendências relacionadas ao IPTU e ISS já consegue fugir das filas em Curitiba. Desde setembro de 2018 os contribuintes podem fazer o agendamento on-line para serem atendidos pela equipe da Secretaria Municipal de Finança. De acordo com a prefeitura, o serviço já atendeu 3,9 mil pessoas até o fim de janeiro em demandas envolvendo os departamentos de IPTU e ISS.

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“Em vez de enfrentar filas nos plantões técnicos da Secretaria de Finanças, o contribuinte ganha tempo e eficiência com um modo simples e prático de agendar o atendimento”, diz Mario Nakatani Júnior, responsável pela Coordenação de Projetos da Informação (Copi) da secretaria.

Como funciona

O projeto-piloto foi implantado no Departamento de Rendas Mobiliárias (ISS) e em janeiro passou a valer também no Departamento de Rendas Imobiliárias (IPTU). O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Curitiba (IPMC) também está testando a ferramenta.

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Por enquanto, no IPTU, o agendamento é para a categoria principal de revisão do valor do imposto. No ISS, para os serviços de emissão das Certidões de Regularidade do ISS, que são necessárias junto à Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU).

A ideia, segundo Nakatani Júnior, é ampliar o projeto para outras áreas e procedimentos. Por enquanto, quatro guichês – dois para IPTU e dois para ISS – estão voltados exclusivamente para o atendimento agendado pela internet.

Outro objetivo, segundo a administração municipal,  é criar um aplicativo para que o contribuinte possa marcar a visita pelo celular. O aplicativo deve entrar em vigor até o fim do primeiro semestre.

Como fazer o agendamento on-line

1 – Acesse o site da prefeitura
2 – No primeiro acesso, informe o CPF e data de nascimento
3 –  Escolha o departamento
4 – Escolha a categoria (tema)
5 – Escolha o serviço sobre o qual deseja informações
6 – Escolha a data
7 – Informe se o atendimento é para si ou para terceiros
8 – Escolha o horário
9 – Confirme
10 – Anote os dados do agendamento ou imprima o comprovante encaminhado por e-mail para agilizar o atendimento

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