No cruzamento entre as Avenidas Camilo di Lellis e Ayrton Senna, no Centro de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o semáforo que deveria estar sincronizado com o funcionamento da ferrovia não está operando corretamente. O problema faz com que o sinal permaneça verde mesmo durante a passagem do trem, oferecendo risco a motoristas e pedestres.
O flagrante foi feito na manhã desta terça-feira (07/10), durante o programa Bom Dia Paraná, da RPC TV. Nas imagens, é possível ouvir a buzina do trem se aproximando, enquanto o semáforo continua liberando o tráfego sobre os trilhos.
Segundo a Prefeitura de Pinhais, o sistema de sincronização não está ativo devido à proximidade com o pátio de manobras da empresa Rumo, responsável pela operação da linha férrea. Em nota exibida pela emissora, o município afirmou que a companhia já foi informada sobre a falha, mas ainda não apresentou uma solução definitiva.
A prefeitura informou ainda que a tecnologia que faz a integração entre o semáforo e a passagem do trem depende da instalação de um equipamento de sinalização ativa. O dispositivo permitiria que o semáforo identificasse automaticamente a aproximação dos trens, interrompendo o fluxo de veículos e pedestres.
O que diz a Rumo
Por meio de nota, a Rumo afirmou que os semáforos instalados nesses locais não foram integrados, nem sincronizados com o sistema ferroviário. Segundo a empresa, antes existiam sinaleiros de alerta independentes, que tinham apenas função de advertência aos motoristas e pedestres, mas que ao longo dos anos foram desativados ou ficaram em desuso devido à obsolescência e a atos de vandalismo. A Rumo também negou situação de retirada de cabos de semáforos pela concessionária. Leia a nota na íntegra:
“A Rumo está em diálogo com as autoridades locais de Curitiba e região metropolitana para a requalificação das sinalizações em todas as passagens em nível regulares do perímetro urbano, reforçando que a segurança viária é uma responsabilidade compartilhada entre concessionárias, poder público e população.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997), a implantação, operação e manutenção de semáforos rodoviários são de responsabilidade dos órgãos municipais de trânsito, cabendo a eles planejar, regulamentar e operar o tráfego de veículos e pedestres, além de manter os equipamentos de controle viário. Já a concessionária ferroviária responde, conforme a Lei das Ferrovias (Lei nº 14.273/2021), pela via permanente, material rodante e equipamentos localizados dentro da faixa de domínio ferroviário, necessários à segurança da operação.
A empresa reforça que, mesmo em locais com semáforos ou sinalização viária, é dever de motoristas e pedestres redobrarem a atenção ao se aproximar da linha férrea, sempre parando, olhando e escutando antes de atravessar, respeitando a sinalização existente e nunca tentando cruzar com a aproximação de um trem.”
