Fique esperto!

Sem jantar grátis! Restaurantes de Curitiba são alvos de golpe com perfis falsos no Instagram

Pandemia fez aumentar a quantidade de restaurantes alvos do golpe do perfil falso no Instagram. Foto ilustrativa: Pexels/kerde severin

Exatamente um ano após denúncias de perfis falsos de restaurantes no Instagram para dar o golpe do WhatsApp, empresários voltam a relatar novos plágios de contas oficiais – e em uma quantidade ainda maior.

LEIA TAMBÉM:

>> Com a cesta básica nas alturas, quais os alimentos que mais pesam no seu orçamento? Vote na enquete!

>> Almoço a partir de R$ 3? Buffet livre a R$ 8,90? Veja onde comer bem e barato em Curitiba

>> Valet falso? Saiba como prevenir golpes em estacionamentos não-licenciados

Todos eles operam no mesmo formato: copiam imagens e logomarcas de restaurantes estabelecidos e corretos, e criam um perfil com apenas alguma variação no endereço. Para enganar os usuários, os golpistas adicionam um ponto, uma linha sublinhada ou uma letra a mais que acaba despercebida em um primeiro olhar.

É o que vem acontecendo há dois anos com Sérgio Ricardo Wahrhaftig, sócio do restaurante Bobardí, em Curitiba. Ele já contou pelo menos 20 perfis falsos do estabelecimento agindo da mesma forma.

Os golpistas entram em contato com potenciais clientes dizendo que ganhou um jantar e que precisa confirmar o número de telefone e um código de verificação – o mesmo usado pelo WhatsApp para ativar o aplicativo em um novo smartphone.

“Pelo menos um por semana, é algo que se intensificou durante a pandemia. Vários clientes já ligaram reclamando que caíram no golpe, mas não temos o que fazer a não ser explicar”, conta.

Ao Bom Gourmet Negócios, ele disse que já registrou vários boletins de ocorrência (BO) no Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) da Polícia Civil do Paraná, mas que parou de fazer por não ver uma solução exceto por apenas entrar nas estatísticas.

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento
Elas por Elas

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará
Renascer

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro