"Importado'

Segundo caso de febre amarela é confirmado em Curitiba

Um novo caso de febre amarela foi confirmado em Curitiba. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma mulher de 64 anos é a segunda pessoa infectada com a doença na capital paranaense. Ela teria contraído a doença em uma chácara em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, e por se tratar de um caso importado, a SMS ainda considera a cidade livre da presença do vírus.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Segundo a secretaria, a paciente procurou atendimento médico já no dia 19 de fevereiro com suspeita da doença, mas foi liberada. No dia 21, ela retornou à unidade de saúde já apresentando uma fase mais aguda da febre amarela. Desde então, ela é acompanhada por médicos e pela equipe do setor de epidemiologia da pasta. Ela segue internada e seu quadro é considerado estável. A SMS espera que ela tenha alta em breve.

Este é o segundo caso divulgado pela Secretaria de Saúde de Curitiba em pouco mais de uma semana. No fim de fevereiro, a prefeitura confirmou que um homem de 69 anos que esteve em Adrianópolis — onde outras duas pessoas já haviam sido infectadas — era o primeiro caso oficial da cidade. Além disso, o Paraná registrou a primeira morte do ano por causa da doença na última quarta-feira (6) em Morretes, no litoral do estado.

Imunização contra febre amarela

Embora a Secretaria Municipal de Saúde ainda considere Curitiba livre do vírus, o alerta para que a população se imunize continua. Como há registro do mosquito que transmite a doença em municípios vizinhos, a recomendação da prefeitura é que as pessoas se vacinem para evitar o risco de contaminação — principalmente para quem circula por essas áreas.

Neste fim de semana, mais quatro unidades básicas de saúde (UBS) de Curitiba vão estar abertas exclusivamente para a aplicação da doença. As UBS São José (CIC), Palmeiras (Tatuquara), Bairro Alto e Caximba vão aplicar a vacina das 8h às 13h. Além disso, durante os dias de semana, é possível buscar a dose em qualquer uma das 110 unidades da cidade.

Mulheres guerreiras, deslumbrantes e que fazem um trabalho essencial são homenageadas no Dia da Mulher