RG

Segunda via do RG pode ser solicitada pela internet no Paraná

Solicitação da 2ª via do RG pode ser feita pelo site da Polícia Civil do Paraná Foto: PCPR

Você sabia que pode pedir a 2ª via do seu RG de forma rápida pela internet? É o que promete o serviço “2ª via rápida” oferecido pela Polícia Civil do Paraná. O serviço é disponibilizado no site do Instituto de Identificação e pode significar um ganho de tempo considerável para quem costumava encarar o complicado sistema de agendamento do órgão.

Para saber se você pode requerer o RG pelo sistema de 2ª via rápida é necessário entrar no site da Polícia Civil e clicar em ‘Serviços’, ‘Carteira de Identidade’ e escolher o serviço desejado (1ª ou 2ª via). Após inserir seus dados, o cidadão é informado se é possível obter a 2ª via do RG pelo sistema online.

“O serviço da 2ª via rápida é muito prático para a população porque o cidadão não precisa se deslocar até um posto do Instituto Identificação. Basta solicitar o documento pela internet”, destaca o diretor do órgão, Marcus Michelotto.

Segundo o órgão, no entanto, algumas situações impedem a obtenção da segunda via rápida. Para pessoas de 11 a 18 anos, a expedição da via original deve ser de no máximo cinco anos. Já para quem tem mais de 18 anos, a expedição do documento deve ter ocorrido em até dez anos.

O sistema da segunda via rápida pode ser utilizado por quem já teve seus dados digitalizados no Instituto de Identificação ou no Detran/PR. O documento é emitido com base nas informações já registradas no banco de dados do Estado – foto, assinatura e impressão digital. A segunda via rápida do documento custa ao cidadão R$ 31,47.  

A população tem a opção de cadastrar o número do celular ao solicitar a emissão do RG para receber uma mensagem confirmando que documento ficou pronto. Assim, é só ir até o posto escolhido e retirar a carteira de identidade mediante autenticação biométrica. Em Curitiba, o documento fica pronto em até sete dias úteis. Nos municípios do interior, o prazo para entrega varia de 15 a 30 dias.

Além da praticidade, o pedido online da segunda via rápida reduz a demanda por agendamento e otimiza os serviços prestados ao cidadão nos postos de atendimento do Instituto de Identificação da Polícia Civil.

A Polícia Civil informou que bateu no ano passado o recorde no número de carteiras de identidade emitidas pelo sistema de segunda via rápida (um total de 142.340 RGs). De acordo com o órgão, mais que o dobro do volume confeccionado em 2018 através do mesmo sistema, quando foram emitidos 70.613 documentos.