Segunda via

Pra evitar multas, infração do EstaR pode ser regularizada pela internet

O motorista que perdeu ou rasurou o aviso de infração por não usar o cartão EstaR, em Curitiba, pode regularizar a situação pela internet. A facilidade já funciona há algum tempo, mas como nem todos conhecem o serviço, a Secretaria Municipal do Trânsito lançou um novo portal ,que permite a emissão do boleto no valor de R$ 22, que pode ser pago em até cinco dias úteis em qualquer casa lotérica.

+ Leia mais: Ex-morador de rua reforma Kombi e muda de vida com ajuda de voluntários

Além de facilitar a vida dos motoristas, o objetivo do serviço é evitar as multas. Isto, porque na prática, quem não usa o cartão EstaR e não paga o bilhete de infração, recebe uma multa grave, tendo que desembolsar R$ 195,23, além contar com cinco pontos na carteira.

Saiba como fazer

Após abrir o site do Setran, o motorista precisa clicar no item ‘Estar’, localizado no segundo quadrado, da barra verde inferior do portal. Em seguida, é preciso clicar na coluna direita do site, sendo possível emitir o boleto de duas formas:

1 – ‘consulta aviso de infração pela placa do veículo’ – onde o usuário insere os dados do veículo e clica no botão consultar, gerando o PDF.

2 – ‘consulta aviso pelo número’ – nesta opção, o motorista insere o número do aviso de infração e a série do aviso de infração e clica no botão consultar, gerando o PDF.

Outros serviços

Além da regularização do Estar, quem acessa o portal da Setran também pode fazer outras coisas. São elas: consulta das multas de trânsito, verificação dos veículos que foram removidos do pátio da Secretaria além de obter informações sobre obras em vias públicas, credenciamento de vagas especiais e outros assuntos ligados ao trânsito da cidade.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

População agora pode acionar a PM por meio de aplicativo de celular