Sanepar recupera rede de esgoto da Vila Macedo

Dentro de 90 dias, a Sanepar deverá concluir as obras de melhorias no sistema de esgoto da Vila Macedo, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. Com investimentos de R$ 86 mil, as manilhas serão substituídas por tubulação em PVC e a rede, onde foram construídos imóveis, será deslocada para a rua. As obras vão dar o destino correto ao esgoto, evitando que seja lançado nas galerias de água da chuva ou fique a céu aberto. A região é Área de Preservação Permanente (APA).

Os serviços começaram a ser executados na Rua Goiânia e proximidades. A previsão é concluir os trabalhos de implantação dos 450 metros de rede coletora de esgoto em 8 de junho. A rede existente na Rua Goiânia foi remanejada do meio da rua para o passeio, pois apresentava constantes obstruções e extravasamentos. Em seguida, a obra será feita nas ruas Cuiabá e Primeiro Reis. Neste trecho também será necessário desativar a rede existente porque imóveis foram construídos sobre a tubulação, que já integrava o sistema de coleta de esgoto da Sanepar.

Quando todos os serviços forem concluídos será feita a recomposição do passeio, ajuste da altura de poços de visita e a limpeza linear do caminhamento da rede. As obras, embora em pequenos trechos, comprovam a preocupação da Sanepar com as áreas de preservação. O esgoto coletado na Vila Macedo é encaminhado para a estação elevatória Iraizinho e depois para a estação de tratamento Atuba Sul, localizada em Curitiba, distante cerca de 18 quilômetros.