Dentes brancos

Saiba como não manchar os dentes ao tomar vinho e quentão neste inverno

Freepik

O inverno tá aí e com ele vem aquela vontade de comer e beber tudo que aparece pela frente. Entre as harmonizações mais adequadas da época o vinho e o quentão se destacam. Junto com eles, porém, vem a preocupação com a saúde bucal e a estética dos dentes, especialmente após a ingestão em grande quantidade destas bebidas. Além do vinho, chás, cappuccino e cafés também são inimigos do sorriso branquinho.

Os pigmentos dessas bebidas mancham os dentes e podem comprometer tratamentos para clarear o sorriso. “Vinhos tintos possuem uma acidez que contribui para a desmineralização dos dentes e pode permitir uma maior adesão dos pigmentos naturais como o tanino, presente no vinho”, explica o cirurgião-dentista especializado em odontologia estética da Ki Clínica, Cristian Higashi.

Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Ainda pensando na estética dentária, o álcool presente nos vinhos e nos quentões pode prejudicar o sorriso, e não só o esmalte dentário. “O álcool e a acidez podem diminuir a quantidade de saliva em até 30%, o que atrapalha o processo de limpeza da boca e, em alguns casos, causar sensibilidade nos dentes”, afirma. Uma boa saída para quem não abre mão de um final de semana regado a um bom vinho é tomar água junto. Desta maneira simples podemos manter a qualidade da saúde bucal, já que a água ingerida diminui a acidez responsável por facilitar as manchas nos dentes.

Na lista ainda dos “inimigos” do sorriso branquinho estão os refrigerantes à base de cola, sucos de caixinha com muito corante, molho shoyo, catchup, café, chá mate e açaí. Outra dica interessante é: sempre que possível escolher um canudinho para ingerir os líquidos mais ácidos. Com o canudo, o dente tem menos contato com as substâncias que podem danificá-lo.

“Também e não menos importante lembrar que, após a ingestão, deve-se lavar a boca com água pura para neutralizar o pH da saliva ou melhor ainda, escovar os dentes aproximadamente 15 minutos após a ingestão”, recomenda Stephanie Gomes Assunção Alves, também da Ki Clínica.