Rua sem asfalto em Pinhais causa transtornos

Moradores da Rua Alto Paraná, no bairro Emiliano Perneta (antiga Vila União), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, reclamam da falta de asfalto na via, o que traz muitos transtornos, especialmente o pó.

O tráfego intenso no local deixa uma nuvem de poeira muito grande, que atrapalha motoristas e pedestres. O pó também invade as casas e causa problemas respiratórios.

Freqüentemente, um caminhão da Prefeitura de Pinhais joga água na rua, para amenizar o problema. No entanto, isso não é suficiente, segundo a moradora Azeli Valença Soares.

“Molham, mas daqui a pouco está seco de novo. E na semana passada não molharam. A situação aqui é horrível. O movimento de caminhões é intenso”, relata.

Soares afirma que outras ruas da região estão sendo asfaltadas, mas são vias que não possuem um movimento intenso. “Seria ideal que a Rua Alto Paraná fosse asfaltada primeiro. Nela tem restaurante, residências e comércio, e até creche do município.” De acordo com os moradores, as janelas que ficam para a rua precisam ficar fechadas o dia inteiro, para evitar que muito pó entre nas residências.

Lavar roupas todos os dias é algo que os moradores não fazem. Somente nos finais de semana, quando a nuvem de pó é menor. A limpeza das casas precisa ser realizada quase que diariamente. “Limpo a casa de manhã e de tarde está suja. Não dá nem gosto de fazer, nem de entrar em casa”, afirma a moradora Rosa Aparecida Carsoso de Sá.

O secretário municipal de Infra-estrutura Urbana e Ambiental, Jandir Antônio Nogueira, explica que as ruas do bairro Emiliano Perneta estão sendo asfaltadas e que a Rua Alto Paraná está dentro do projeto.

Em breve, essa rua será preparada para receber a pavimentação. As obras devem ser concluídas em até 40 dias. Enquanto isso, dois caminhões percorrem diariamente as ruas do bairro jogando água para amenizar o problema.