Melhorias

Rua da Feirinha do Largo, no Centro Histórico de Curitiba recebe novo asfalto

Início das obras de pavimentação da Rua Kellers. Curitiba, 11/08/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Uma nova etapa de obras teve inicio na tarde desta quinta-feira (11) na Rua Kellers, no Centro Histórico, no bairro São Francisco. A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), está requalificando o pavimento da via no trecho de 244 metros entre as ruas Dr. Muricy e Desembargador Ermelino de Leão.

A implantação do novo asfalto completará as melhorias que estão sendo executadas na via, que já recebeu obras de drenagem e onde estão em fase final a implantação de novas calçadas, mais planas e acessíveis, do programa Caminhar Melhor. Serão quase 500 metros de passeio requalificado na via que, aos domingos, abriga parte da Feira de Artesanato do Largo da Ordem.

+ Dia dos Pais: Frases e mensagens para você mandar por WhatsApp para seu pai

“Estamos requalificando a Rua Kellers, na colina do alto de São Francisco, Rosto da Cidade, que vai ganhando asfalto novo e calçadas amigáveis, com pisos táteis e acessíveis para o bem da nossa gente de Curitiba e para todos aqueles que nos visitam. Importante via para quem vive, para os comerciantes e para o turismo da nossa cidade”, diz o prefeito Rafael Greca.

Reforço estrutura

Os serviços de reciclagem do pavimento iniciaram a partir do cruzamento da via com a Rua Ébano Pereira, em direção à Rua Desembargador Ermelino de Leão, com a remoção da antiga camada asfáltica que receberá reforço estrutural.  Na sequência, as equipes avançarão para a quadra compreendida entre a Ébano Pereira e Dr. Muricy.

Neste método de pavimentação, o asfalto antigo é triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Depois, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico garantindo um novo pavimento e mais segurança e conforto para moradores da região e para os que trafegam pela via.

+ Leia também: Ciclone que varreu litoral do Paraná ainda deixa 70 pessoas desabrigadas

Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, ressalta que a técnica usada é eficaz e econômica. “Depois de prontas as obras do novo asfalto e o calçamento, a Kellers terá pisos planos, com acessibilidade, segurança e conforto para os deslocamentos, de motoristas e pedestres, privilegiando, especialmente as milhares de pessoas que prestigiam os artesões de Curitiba da Feira de Artesanato”, diz Rodrigues.

Cabeamento

Na segunda-feira (15), os serviços de pavimentação da via terão uma pausa para que as equipes da Copel possam trabalhar na organização de fios e cabos aéreos instalados nos postes da região. A operação será realizada entre 9h e 17h, com o apoio da Prefeitura de Curitiba.

+ Tribuna Empregos: Muffato abre 220 vagas com carteira assinada para início imediato em Curitiba

Os trabalhos de pavimentação serão retomados na terça-feira (16) e têm previsão de serem finalizados no final de agosto.

A requalificação do pavimento da Rua Kellers integra o programa Asfalto Novo, criado pelo prefeito Rafael Greca em 2017 e que já assegurou 673 km de pavimento de boa qualidade em ruas das dez administrações regionais da cidade.

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.