Agora só 30 km/h!

Rua cartão-postal do Mossunguê terá mudanças após ser transformada em via calma

rua alencar furtado via calma
Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no Mossunguê, virou via calma. Foto: Alex Silveira / Tribuna.

A famosa Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no Mossunguê, em Curitiba, conhecida pelas fotos de outono que viralizam nas redes sociais, passou por uma revitalização na sinalização de via calma. Segundo a Superintendência de Trânsito (Setran), a velocidade máxima permitida para os veículos que circulam pela via é de 30 km/hora e, nesta semana, as equipes realizam a complementação da sinalização que já estava implantada.

+Leia mais! Empresa com 150 vagas de emprego em Curitiba faz mutirão para contratação

Segundo a Setran, o complemento inclui pinturas no asfalto e revitalização de placas verticais. Também um reforço na sinalização horizontal que antecede a plataforma elevada das travessias de pedestres das estações-tubo da região. 

LEIA TAMBÉM:

>> Obras no Pilarzinho começam na próxima segunda-feira; fique atento aos bloqueios

>> Comerciantes não aguentam mais trabalhar com medo perto de trincheira. “É assalto todo dia”

Novas sinalizações na Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no Mossunguê. Fotos: Alex Silveira / Tribuna.

Conforme destaca Setran, a Deputado Heitor Alencar Furtado é uma via compartilhada entre ciclistas e motoristas, seguindo projeto do Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba, cuja velocidade máxima permitida já é de 30 km/hora, portando nenhuma alteração foi realizada com a revitalização. “Por ali, o projeto contempla ainda a sua extensão pela Rua Padre Anchieta, que segue o mesmo modelo das avenidas Sete de Setembro e João Gualberto: canaleta no centro com vias calmas (30 km/hora) nas laterais”, explica a nota enviada à Tribuna.

+Novidade! Curitiba terá primeira loja de smartphones da chinesa Xiaomi do Sul do país

A cartorária Dulce Lopes Marinho, 47 anos, costuma passar de bicicleta pela Alencar Furtado duas vezes por semana, para ir ao trabalho. Ela acha importante a existência da via calma por ali. “Sim, é bom, os motoristas respeitam. Aqui, passa pedestre, os carros andam em baixa velocidade. É fundamental para a convivência e segurança de todos”, disse ela, que passava pela via por volta das 17h30 desta terça-feira (17).

Entre os motivos para o projeto de via calma nessa via do Mossunguê está a coexistência do trânsito local com o comércio, diversas prestações de serviço e residências, o que “necessita de uma velocidade compatível com essas características”, diz a Setran. Para o motorista que deseja ir um pouco mais rápido, a orientação é recorrer às vias rápidas paralelas Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi (sentido centro) ou a Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza (sentido bairro), com velocidade permitida de até 60 km/hora.

+Dicas boas! Cinco serviços que você paga, mas que existem de graça

Meio ambiente

De acordo com a Setran, veículos em velocidades menores contribuem para uma menor emissão de poluentes no ar, melhorando a qualidade de vida e a relação com a paisagem urbana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que ruas de 30 km/hora são vitais nos esforços de mudança para a mobilidade com carbono zero. 

As ruas que promovem caminhadas e ciclismo seguros, aponta ainda a OMS, podem reduzir a dependência do carro e as emissões nocivas dos veículos que contribuem para as mudanças climáticas. Para proteger o meio ambiente, as pessoas precisam de ruas seguras e de baixa velocidade que incentivem opções de transporte sustentáveis.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro