Revitalização

Rua Augusto Stresser irá passar por renovação

Comerciantes da rua Augusto Stresser estiveram nesta quinta-feira (31) no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) acertando os últimos detalhes antes do início das obras de renovação urbana da rua, previsto para o próximo mês.

A rua terá calçadas novas, iluminação diferenciada para pedestres, reformulação viária para aumentar a segurança no trânsito e paisagismo especial. As obras revitalizarão a vocação comercial da rua, atraindo mais pessoas para a região.

As obras da Augusto Stresser fazem parte de plano de renovação urbana que envolve ainda outras cinco ruas da cidade e que já conta com financiamento aprovado pelo governo estadual dentro Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU).

“Não podemos deixar essa oportunidade passar. Melhorias estão acontecendo em várias outras ruas comerciais da cidade como a Teffé, a Júlia da Costa entre outras, e agora chegou nossa vez de fazer com que a Augusto Stresser seja uma das ruas mais bonitas e atrativas da cidade”, destacou a presidente da Associação de Lojistas da Rua Augusto Stresser, Márcia Carazzai Sorgenfrei.

Cronograma

A preocupação dos comerciantes da Augusto Stresser é de assegurar que as obras causem o mínimo de transtornos durante o período do fim de ano, já que a previsão, depois de assinada a ordem de serviço, é de 10 a 12 meses para conclusão.

Faixas de estacionamentos na rua foi outro assunto bastante discutido na reunião que contou a presença de cerca de 50 lojistas e moradores da região. O presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramón, a vereadora Julieta Reis também estiveram presentes.

O projeto foi apresentado por técnicos e dirigentes do Ippuc e pelo administrador da Regional Matriz, Luiz Hayakawa, mostrando quadra a quadra como será executado. A Augusto Stresser ficará com sentido duplo de circulação entre a rua Jaime Balão e av. Nossa Senhora da Luz, sendo uma faixa para sentido centro-bairro e duas para bairro-centro, além de estacionamentos e remansos.

Depois da reforma será implantada mão única sentido bairro-centro, no trecho entre a Jaime Balão e Almirante Tamandaré, com duas faixas de circulação, mais estacionamento do lado esquerdo e remansos à direita.

“Os transtornos são passageiros e os benefícios permanecerão. Também é preciso pensar de forma integral e não individualmente. Uma rua bonita e segura com um pouco menos de vagas de estacionamento é muito mais atrativa que uma rua feia, perigosa e mal cuidada cheia de vagas. A beleza e segurança são aspectos fundamentais para o comércio e é isso que temos que enxergar”, avalia Priscila Schuarz Azevedo, proprietária de uma academia na Augusto Stresser.

Obras

A revitalização será no trecho da avenida Nossa Senhora Luz até a rua Almirante Tamandaré, organizando melhor o fluxo de veículos e a circulação de pedestres. Ao longo desse trecho será refeito todo o asfalto, implantada novas calçadas que atendem todas as normas de acessibilidade e arborização.

A via também ganhará novas árvores no trecho que atualmente está quase sem arborização. As calçadas serão em blocos de concreto, iguais as que foram implantadas no Anel Viário, melhorando significativamente as condições de acessibilidade.

“Foi uma excelente reunião e o projeto é maravilhoso. Não temos mais nada a discutir, a única coisa que precisa acontecer agora são mesmo as obras. Temos que apostar como outras regiões fizeram e já estão se beneficiando dessas melhorias”, disse a comerciante Marlene Pedron.